Aeroportos poderão deixar de vender bebidas alcoólicas


02/10/2001 20:07

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Moção encaminhada ao governo federal pela deputada estadual Edir Sales (PL) sugere que aeroportos brasileiros sejam proibidos de comercializar bebidas alcoólicas.

A justificativa de Edir é que o tema já é objeto de discussão de organizações internacionais. "O aumento de casos de agressão dentro de aeronaves é alvo de preocupação da International Air Transport Association e da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte, entre outras entidades", destacou Edir.

A deputada lembrou que diversos tipos de incidentes em aeronaves, como agressões físicas e verbais e assédio sexual, estão relacionados ao consumo de álcool. "Cerca de 70% dos problemas ocorridos dentro de aviões estão ligados a pessoas alcoolizadas."

"Os efeitos das bebidas são potencializados em grandes altitudes com diminuição da pressão atmosférica", afirmou a deputada, lembrando que, por isso, é importante que as autoridades federais apreciem a moção com interesse.

Segundo Edir, o Congresso Nacional já despertou para o assunto há muito tempo. "São vários os projetos de lei que proíbem o consumo em aeronaves e é preciso estender a proibição ao local que antecede o embarque."

alesp