Deputada consegue incluir pedido de Salto em programa do governo


15/04/2004 16:01

Compartilhar:


Da assessoria da deputado Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) conseguiu na quarta-feira, 14/4, que o secretário de Estado da Habitação, Barjas Negri, inclua no Programa Pró-Lar Melhorias Habitacionais e Urbanas a pavimentação asfáltica do Conjunto Habitacional Jardim Monte Paschoal, de Salto.

O secretário informou a deputada que a reivindicação, levada por ela em nome do coordenador da Organização Não-Governamental Salto de Cara Limpa, o advogado Hamilton René Silveira, foi cadastrada na área técnica para a realização o mais brevemente possível de acordo com as dotações orçamentárias atuais.

O Conjunto Habitacional Jardim Monte Paschoal foi implantado em 1998, mas nunca dispôs de asfalto em suas ruas porque os moradores desse bairro não têm condições financeiras para arcar com os custos de realização dessa obra, apesar de a falta dela dificultar o tráfego de veículos e de pedestres.

Duplicação da SP-79

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) voltou a reivindicar ao secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, a duplicação da SP-79 no trecho entre a rodovia Castelo Branco e a ponte sobre o rio Pirajibu, no bairro do Éden, em Sorocaba, onde ela é conhecida como avenida Paraná.

A reivindicação já havia sido levada ao secretário no ano passado, mas Lopes informou a deputada que não dispunha de orçamento para a realização da obra, além do que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), regional de Itapetininga, não havia feito ainda um levantamento de custos.

Maria Lúcia procurou então superintendente regional do DER, Pedro Ricardo F. Blassioli, para solicitar a pesquisa de preços. O DER concluiu os estudos no final do mês passado e encaminhou os números para a deputada. O ofício chegou nesta quarta-feira. Ato contínuo, a parlamentar pediu novo estudo do secretário.

De acordo com o levantamento de preços apresentado à deputada, as obras de duplicação, recapeamento e recuperação do acostamento dos 6,21 quilômetros de extensão da avenida estão orçados em R$ 7.452.302,00, incluindo uma ponte de 50 metros e três dispositivos em nível.

Reivindicação antiga dos moradores e usuários da avenida Paraná, a obra é ponto de honra também para o vereador e presidente da Câmara, João Donizete Silvestre (PSDB), que fez o contato com a deputada para fazer a solicitação.

A avenida Paraná é a ligação entre o distrito industrial de Sorocaba e os bairros Cajuru e Éden. Junto com as avenidas Independência e Carlos Reinaldo Mendes, ambas devidamente duplicadas, o trecho da avenida Paraná forma a antiga estrada Sorocaba-Itu. Essa via é conhecida como SP-79.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp