Acervo Histórico da Assembléia recebe participantes de curso de arquivologia


18/06/2003 20:15

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O Acervo Histórico da Assembléia Legislativa recebe entre os dias 16 de junho e 1º de julho alunos do Curso de Especialização em Organização de Arquivos, realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. O estágio na Assembléia faz parte das atividades da 17ª edição desse curso de arquivologia, coordenado pelo professor André Porto Amona Lopes e considerado o melhor do país.

A excelência do curso do IEB/ECA é medida pelo interesse que desperta em profissionais de variadas formações, de diversos estados brasileiros e mesmo de outros países. Participam desta edição 28 alunos, entre os quais dois angolanos. Divididos em três grupos, os estagiários estão realizando pesquisas nos arquivos da Assembléia, do Município de São Paulo e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Sete estagiárias desenvolvem no Acervo Histórico do Legislativo paulista trabalho sobre a documentação referente às assembléias constituintes estaduais, no período compreendido entre 1890 a 1935. O objetivo é separar, organizar, inventariar e fazer a descrição dessa documentação, que será o instrumento de pesquisa das estagiárias.

Formam o grupo de estágio na Assembléia Antonia Estelita, que trabalha na Coordenação de Arquivo da Câmara dos Deputados; Cristina Carvalho, que já trabalhou no Museu de Arte Moderna de São Paulo; Vera Lúcia Leal, bibliotecária; Esther M. Sumi, do Museu da Imigração; Maria de Fátima Silva Cançado, da Fundação Cultural Frei Simão Dorvi da cidade de Goiás; Luciene Santos dos Anjos, do Arquivo do Município de Aracaju (SE); e Alessandra Veronese, da Biblioteca da Universidade Federal de São Carlos.

O Curso de Especialização em Organização de Arquivos tem duração de três meses, 424 horas, em período integral. Os estágios realizados em arquivos fazem parte das atividades e

são desenvolvidos em 10 aulas.

Atualmente, a Arquivologia é considerada um campo altamente especializado do conhecimento, além dos cursos de especialização o pais conta com 8 cursos de nível superior regulares.

alesp