Centro de Ressocialização em Franca


25/08/2009 17:48

Compartilhar:


O governo do Estado pode construir um centro de ressocialização (CR) em Franca. O tema foi abordado durante reunião da Associação de Proteção e Amparo ao Reeducando e ao Egresso (Apare) da cidade. O encontro teve a participação do deputado Roberto Engler (PSDB).

O centro de ressocialização seria instalado por meio de parceria entre o município, que cederia o terreno, e o governo do Estado, que financiaria a construção orçada em mais de R$ 8 milhões. O presidente da Apare, Alexandre César Lima Diniz, lembrou que o espaço já foi disponibilizado pela prefeitura. "Há mais de seis anos lutamos em trazer um centro de ressocialização para o município".

O CR tem como critérios para seleção dos presos que abriga a proximidade da residência do condenado em relação à unidade e o potencial de reinserção social do preso. Nele, quase 100% dos detentos dos exercem atividade profissional. A unidade geralmente é administrada sob regime de cogestão com uma entidade assistencial, em sistema similar ao praticado pela Fundação Casa com menores infratores.

O modelo já é praticado com absoluto sucesso em mais de 20 cidades do Estado e ostenta taxa de reincidência criminal inferior 0,5%. "O CR é um equipamento moderno e eficiente de recuperação de vidas humanas, que oferece perspectivas a quem não as tem. Estamos trabalhando pelo centro não só como um dever de homem público, mas também do homem cristão", disse o deputado Roberto Engler.OT



rengler@al.sp.gov.br

alesp