Bacia hidrográfica do Piraí fará parte de Área de Proteção Ambiental


28/11/2003 17:34

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Com o objetivo de garantir a preservação dos recursos hídricos do ribeirão Piraí, o deputado Hamilton Pereira (PT) apresentou o Projeto de Lei 1.158/2003, que incluiu a bacia hidrográfica formadora do ribeirão na Área de Proteção Ambiental (APA) Cabreúva.

Uma das poucas alternativas para o abastecimento das cidades de Cabreúva, Salto e Indaiatuba, o Piraí também deverá abastecer a cidade de Itu. Apesar de sua nascente estar localizada na serra do Japi, dentro da APA Cabreúva, a bacia hidrográfica formadora do ribeirão, distribuída pelos municípios abastecidos pelo manancial, encontra-se desprotegida.Segundo Hamilton, isso impede a conservação de toda a extensão da bacia e compromete a qualidade e a quantidade das águas desse manancial.

No início deste ano, foi criado o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, com o objetivo de detectar problemas e buscar soluções para sua preservação. A poluição gerada pelo forte desenvolvimento industrial da região e de novos empreendimentos imobiliários na região de Cabreúva, mais especificamente no bairro do Jacaré, têm ameaçado o manancial. Dossiê elaborado pela Cetesb, em 2001, mostra que os recursos do ribeirão Piraí poderão esgotar-se, a permanecerem as atuais condições de ocupação daquele bairro e se não houver planejamento adequado dos empreendimentos já previstos para aquela região.

Segundo dados do IBGE, a região abrangida pela bacia do Piraí tem cerca de 400 mil habitantes, população poderá duplicar em 15 a 20 anos. "Enfrentamos problema semelhante com relação à preservação da represa de Itupararanga, que abastece os municípios de Sorocaba, Votorantim, Ibiúna, Mairinque e São Roque", explica Hamilton Pereira. "A não inclusão na APA de Itupararanga de três municípios que fazem parte da bacia hidrográfica formadora da represa vinha impedindo sua preservação", completa.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp