Enio Tatto


20/12/2010 17:47

Compartilhar:


Enio Tatto (PT) nasceu em 1960, em Frederico Westphalen (RS). Até a juventude viveu e trabalhou no campo. Com sólida formação católica, Enio migrou para São Paulo, em 1978, indo morar e trabalhar na zona sul da capital, onde iniciou sua participação nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica.

Naquele período a luta contra a ditadura avançava e o movimento popular e sindical se ampliavam com o apoio das CEBs, do movimento estudantil, e de outros segmentos da sociedade.

Enio engajou-se nas lutas populares como o Movimento pela Anistia Ampla Geral e Irrestrita, Movimento Contra a Carestia, Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo, Comitê Santo Dias da Silva e na fundação, organização e,a partir de 1980, na construção do Partido dos Trabalhadores (PT). Aos poucos Enio Tatto foi se revelando como liderança no PT, na igreja e nos movimentos sociais. Em 2002 um coletivo de militantes do PT o indicou como candidato a deputado estadual, quando obteve 118.233 votos. Em 2006 foi reeleito também com expressiva votação. E no último pleito, em 2010, tornou-se um dos deputados mais bem votados, com 161.170 votos.

Apresentou mais de 50 projetos de lei. Trabalhou para implantar a USP/Leste, ampliar as Fatecs e as Etecs e expandir a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para Santo Amaro, Embu das Artes e Zona Leste.

Conquistou, com outros deputados petistas, as audiências públicas para debater o Orçamento estadual e atuou com destaque para a aprovação das leis específicas dos mananciais Guarapiranga e Billings, e pela implantação da Defensoria Pública do Estado. A principal marca de sua atuação parlamentar, entretanto, é a luta para regionalizar o orçamento e democratizar a sua elaboração incorporando propostas vindas da população nas audiências públicas.

O deputado Enio Tatto procura nortear a sua atuação pela ideia de que o desenvolvimento socioeconômico deve incorporar o conceito de sustentabilidade socioambiental, além da justiça social, pois entende que os recursos naturais e os seus serviços ambientais são patrimônios estratégicos de todos e devem servir às presentes e às futuras gerações.

alesp