O Cipavesc será instrumento de cidadania, garante Salvador Khuriyeh


14/02/2001 14:20

Compartilhar:


O deputado estadual Salvador Khuriyeh (PDT), em recente entrevista concedida à Rádio Cacique de Taubaté, voltou a tratar da implantação do Conselho Interno de Prevenção a Acidentes e Violência nas Escolas (Cipavesc). O Conselho espera apenas a sanção do governo do Estado ao projeto que o criou, de autoria de Khuriyeh, para iniciar suas atividades.

Com objetivo principal de conter a violência e o tráfico de drogas que ameaça os alunos dentro e nos arredores das escolas, o Cipavesc visa, de acordo com o deputado, "resgatar a cidadania, fazer com que toda a sociedade se organize e reabilite o poder da comunidade em decidir como atuar para limitar o poder da marginalidade, hoje crescente".

Segundo Khuriyeh, o custo de implantação do conselho é quase simbólico, cerca de R$ 1,00 por aluno. "O Cipavesc nasceu baseado no conceito das CIPAs, instituído pelas empresas para tornar o trabalhador apto a resolver seus problemas do dia-a-dia, aprendendo a lidar com seus afazeres de modo seguro e a ter uma vida mais pautada pela cidadania", ressalta Khuriyeh.

O Cipavesc será formado por diversos representantes da sociedade civil, sob coordenação da diretoria da escola, com presença de membros das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, sociedade de amigos de bairro, além de representantes dos alunos e de pais de alunos. "O Conselho promoverá debates e formulará campanhas para que ações efetivas sejam adotadas contra a violência em todas as suas formas. Haverá também um telefone para denúncias, com sigilo garantido, para que a sociedade possa punir quem promove atos marginais", salienta o deputado do PDT.

Aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais, o projeto do Cipavesc tramitou por quase dois anos na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e brevemente deve ser adotado nas escolas, caso não seja vetado pelo governo estadual.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Salvador Khuriyeh - 3886-6576/6584)

alesp