Sancionada Lei que amplia APA de Itupararanga
Da assessoria do deputado Hamilton Pereira
Foi sancionada pelo Governador do Estado na última terça-feira, 2/12, a Lei 11579/03, de autoria do deputado Hamilton Pereira (PT), que amplia a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga e permite sua regularização.
A nova Lei altera a Lei Estadual nº 10.100/1998 e inclui na APA, além dos municípios de São Roque, Mairinque, Votorantim, Ibiúna e Piedade, as cidades de Alumínio, Cotia e Vargem Grande Paulista. A inclusão dos três últimos municípios vem atender à necessidade de abrangência de toda a área da bacia hidrográfica formadora da represa de Itupararanga, fator que por não ser atendido pela Lei 10.100/98, tem impedido sua regulamentação.
Para Hamilton Pereira, a aprovação da lei é um marco devido à importância do manancial para a região. "Estamos encerrando 2003 com um excelente balanço de trabalho e a nossa principal vitória nesse ano foi a aprovação da Lei que amplia a APA de Itupararanga", afirmou ao agradecer a todos os parceiros que atuaram nessa luta.
Além da Lei que incluiu mais três municípios na APA de Itupararanga, o parlamentar também apresentou mais dois projetos voltados para a área do meio ambiente.
O Projeto de Lei nº1158/2003, protocolado na Assembléia Legislativa em 14 de novembro, incluiu a bacia hidrográfica formadora do Ribeirão Piraí na APA Cabreúva. A propositura tem por objetivo garantir a preservação dos recursos hídricos do Ribeirão, que hoje é a única alternativa para o abastecimento das cidades de Cabreúva, Salto, Indaiatuba e, futuramente, também da cidade de Itu.
O outro projeto, de número nº 984/03, altera os limites do Parque Estadual de Jacupiranga, no Vale do Ribeira, excluindo áreas ocupadas por comunidades tradicionais e incluindo novas áreas para efeito de compensação ambiental.
"Essas são questões que certamente terão muitos desdobramentos para o ano que vem", afirma Hamilton Pereira. "Acredito que isso seja reflexo do próprio aumento da conscientização da sociedade acerca da necessidade de preservação dos recursos naturais para a sobrevivência da humanidade", completa.
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Alesp aprova ampliação da licença-paternidade de servidores para 20 dias
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- São Paulo pode ter bebedouros públicos para animais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações