Samuel Moreira

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 18:12

Compartilhar:


Samuel Moreira, nascido em Governador Valadares (MG), em 9 de fevereiro de 1963, Samuel Moreira (PSDB) é engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília (UniSanta), de Santos, em 1984. Começou a trabalhar, no ano seguinte, na Superintendência de Desenvolvimento do Litoral Paulista (Sudelpa). Em 1988, ingressou na Sabesp, onde ocupou cargos de engenheiro e de gerência (Seccional, Divisional e do Departamento Técnico de Obras e Empreendimentos), até assumir a Superintendência Regional de Registro.

Sua atuação política teve início no movimento estudantil universitário. Em 1996, foi eleito prefeito de Registro, pelo PSDB, assumindo o mandato em janeiro do ano seguinte, quando também se elegeu presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul.

Com 87,5% de aprovação, Samuel Moreira foi escolhido o melhor prefeito do Estado, de acordo com pesquisa da revista Isto É, realizada em 2000. Foi reeleito para a prefeitura de Registro (2001-2004), com 80% dos votos.

Em 2001, Samuel Moreira foi eleito presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar), no qual cumpriu dois mandatos. Na mesma época, foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin membro do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (Cepam).

A convite de José Serra, então prefeito de São Paulo, Samuel Moreira assumiu, em 2005, o cargo de subprefeito de São Miguel Paulista, bairro da zona leste da capital.

Eleito deputado estadual em outubro de 2006, com 109.225 votos, assumiu o mandato na Assembleia em 2007. No mesmo ano, foi indicado vice-líder do governo na Casa e membro efetivo das comissões permanentes de Relações do Trabalho (CRT) e de Finanças e Orçamento (CFO). Na CFO, foi relator do Orçamento para 2008 (o primeiro da gestão Serra). Presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou denúncias de fraudes e desvios de dinheiro na Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de São Paulo (Bancoop). Em março de 2008, foi eleito líder do PSDB. Um ano depois, por unanimidade, foi reeleito para o cargo, que ocupou até março de 2010.

alesp