Estado de abandono de escola impressiona Hamilton Pereira


05/03/2001 14:24

Compartilhar:


O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) visitou na última sexta-feira, 2/3, a escola estadual "Epaminondas de Oliveira", no distrito de São João Novo, em São Roque, e ficou impressionado com o estado de abandono do imóvel.

Praticamente todas as salas de aula apresentam, na época de chuvas, problemas de infiltração de água pelo forro e pelas janelas que estão, na sua maioria, com os vidros quebrados. Nas classes, o cheiro de mofo é característico, assim como a grande incidência de carteiras sem a menor condição de uso.

Quanto às instalações elétricas, os professores da escola afirmam que a fiação está toda comprometida, em estado de decomposição, além de, no lugar de interruptores nas paredes das salas de aula, haver fios totalmente expostos. O prédio, habitado por um grande número de pombos, também apresenta problemas sérios na parte superior. A parede do lado esquerdo do prédio está cedendo devido à infiltração de água. Enquanto do lado de fora nota-se uma grande rachadura, no interior da sala de aula, o piso está afundado. "Qualquer órgão público fiscalizador que visitar o prédio irá interditá-lo imediatamente", lamentou o deputado.

A presença de ratos na cozinha também foi denunciada pelos professores. Segundo eles, no mês de dezembro foram jogados 30 quilos de arroz por estarem contaminados com urina de rato. Segundo a diretora da escola, Marina de Almeida Nobre, o estabelecimento não recebe equipamentos nem manutenção. "Duas empreiteiras já estiveram inspecionando o prédio para realização de orçamento, porém, até agora, nenhuma iniciativa foi tomada", afirma a diretora.

"A situação da escola é de caos", afirma Hamilton. "A impressão que a gente tem é de que essa escola não existe para o cadastro do Estado", conclui. O deputado Hamilton Pereira estará agendando audiências com a secretaria estadual da Educação e com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), para que se busque uma solução.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp