Deputado solicita criação de Secretaria Estadual da Melhoridade


02/07/2007 11:09

Compartilhar:


O líder dos Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão, protocolou projeto que autoriza o governo do Estado a criar a Secretaria de Estado da Melhoridade, voltada para o atendimento aos idosos. O objetivo, segundo o deputado, é assegurar à pessoa idosa, com prioridade absoluta, a efetivação do direito à vida, à saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, cidadania, dignidade, respeito e convivência familiar e comunitária.

"Com a criação desta secretaria, o governo garantirá instrumentos que propiciem condições destinadas a reforçar o respeito, a reafirmar e permitir um envelhecimento saudável e em condições de dignidade, instituindo mecanismos que assegurem à pessoa idosa sua participação na comunidade e defesa do seu bem-estar", explicou o deputado.

Além de garantir os direitos do idoso, o projeto de lei prevê ainda a implantação de programas específicos nos municípios paulistas, voltados para o lazer, melhoria da saúde e qualidade de vida da terceira idade. "A nova secretaria poderá se articular com entidades sociais vinculadas ao idoso, propondo parcerias para a execução de metas, programas e projetos criados para este fim, além de implantar centros de referência do idoso nas cidades paulistas", lembrou o democrata, citando o projeto implementado em Suzano quando era prefeito municipal.

"Em relação a estes centros, vale destacar o atendimento social promovido por meio de atividades físicas, sociais, culturais, ocupacionais, de lazer e saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos idosos. Uma das ações que instituí em Suzano foi a prática da ginástica Liang Gong, técnica que une a medicina chinesa e a cultura física. Após um ano de realização do programa, constatamos a redução acentuada no uso de anti-hipertensivos e outros medicamentos, além da melhoria significativa na qualidade de vida, redução da morbidade e barateamento dos custos com a saúde", exemplificou o deputado.

Após o protocolo, o projeto ficará à disposição dos demais deputados para a inclusão de possíveis emendas e emissão de parecer das comissões de Constituição e Justiça, de Promoção Social e de Finanças e Orçamento.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp