Projeto propõe fim das filas em bancos de São Paulo

Multa para instituição que deixar o cidadão por tempo superior a 30 minutos em fila será pesada
20/03/2002 15:53

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa estabelecendo um período máximo de 30 minutos de espera em fila para atendimento. "O tempo excessivo gasto pelo cidadão em filas de espera de bancos chega a ser vergonhoso, tamanho o desrespeito imposto pela burocracia no atendimento ao público" afirma Khuriyeh.

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), segundo o projeto de lei, terá papel preponderante na fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas, já que nas instituições financeiras haverá um telefone especificamente para o consumidor que se sentir prejudicado fazer sua reclamação.

Salvador Khuriyeh ressalta que o enquadramento das instituições às normas é perfeitamente possível, bastando para isso que se contratem mais funcionários para realizar o atendimento, hoje precário devido à política de contenção de despesas e maximização dos lucros. Juntamente com a contratação de mais funcionários, a maior informatização no atendimento traria mais agilidade, livrando o cidadão do inconveniente de esperar além do necessário para seus justos compromissos diários.

A multa para a instituição bancária que desrespeitar a lei será de 1.000 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) diárias, até o cumprimento, sendo o valor arrecadado destinado a um Fundo a ser gerido pelo Procon, para auxiliar no custeio da fiscalização das infrações. Uma Ufesp, atualmente, está em torno de R$ 10,50.

alesp