Assembléia aprova lei de combate à violência infantil
Os deputados paulistas aprovaram nesta terça-feira, 23/8, em sessão extraordinária, 13 projetos de lei de autoria dos deputados. Entre eles, está o PL 314/ 2003, apresentado pela deputada Ana Martins (PCdoB), que cria o Programa de Prevenção à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e inclui o atendimento às vítimas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com o projeto, o programa deverá ser desenvolvido por meio de um conjunto de ações coordenadas pelo governo estadual na forma de Rede de Atendimento, que será formada por equipes multidisciplinares e coordenada pela Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania. Trabalharão em parceria com este programa as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, de Saúde e de Educação, além de instituições e entidades especializadas que deverão celebrar acordos e convênios com o governo.
"São consideradas vítimas de violência todas as crianças ou adolescentes que, por ação ou omissão dos pais ou responsáveis, no convívio familiar sofrerem de violência física, sexual, psicológica ou tratamento negligente", esclarece a deputada. O programa atenderá os casos encaminhados pelas secretarias, conselhos tutelares, varas de infância e juventude, e Promotoria da Infância e Juventude do Estado de São Paulo.
"A violência doméstica praticada contra as crianças e os adolescentes é a face mais cruel da violência, porque ocorre dentro dos lares e é praticada exatamente por aqueles que deveriam oferecer e garantir proteção às crianças e aos adolescentes", constata a deputada, que é assistente social e especialista no assunto pelo Laboratório da Criança da USP/SP.
amartins@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições