1º secretário destaca aumento de alunos de baixa renda nas universidades


19/08/2008 18:13

Compartilhar:


O deputado Donisete Braga (PT) destacou em pronunciamento da tribuna da Assembléia Legislativa nesta terça-feira, 19/8, o aumento no número de estudantes de baixa renda nas universidades brasileiras. Segundo ele, de 2004 a 2006, o total de estudantes com renda de até três salários mínimos subiu 49%. "A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) revela que o aumento de alunos de baixa renda nas universidades ocorre graças ao Programa Universidade para Todos, o ProUni, do governo federal", disse o 1º secretário da Assembléia Legislativa.

"Este é um fato muito positivo porque até há pouco tempo os estudantes, especialmente da rede pública, tinham como meta apenas a conclusão do ensino médico. As dificuldades de ingresso na universidade particular eram muito grandes para parcela significativa da população. Hoje, felizmente, este cenário tem se alterado devido à política educacional do presidente Lula", acrescentou o 1º secretário.

Para o futuro, ele prevê o aumento ainda maior de estudantes de baixa renda nos bancos universitários. "Daqui para frente, em curto espaço de tempo, mais jovens terão oportunidade de ingressar nas universidades em busca de conhecimento, aprendizado e principalmente da capacitação profissional", comentou. Em 2006, segundo ele, entraram nas universidades 360 mil estudantes de baixa renda a mais do que em 2004.

O deputado disse que esse aumento decorre da política econômica do governo federal. "A política econômica do presidente Lula está numa posição muito segura, a inflação está controlada, as indústrias e os serviços têm gerado empregos", frisou. Entretanto, observou que ao mesmo tempo em que a economia vai bem, faltam profissionais capacitados para atender a demanda por empregos, "lacuna que o governo do presidente Lula está preenchendo com a construção de 214 escolas técnicas no país".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp