Assembléia Legislativa homenageia movimentos católicos


09/04/2002 18:52

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Por iniciativa do deputado José Carlos Stangarlini (PSDB), a Assembléia Legislativa realizou sessão solene nesta segunda-feira, 8/4, para homenagear os movimentos da Igreja Católica com atuação no Estado de São Paulo. O evento contou com a presença dos bispos Emilio Pignoli, de Campo Limpo Paulista, e Fernando Figueiredo, de Santo Amaro, que também é presidente da CNBB Regional Sul I.

A cerimônia foi aberta pelo representante de Comunhão e Libertação (CL), Olívio Pereira de Oliveira Júnior, que falou em nome de todos os movimentos presentes. Ele leu uma carta enviada pelo Papa João Paulo II ao membros de CL em fevereiro de 2002. No documento, o papa destaca a "disponibilidade (dos movimentos) de colocar-se à escuta das necessidades do homem de hoje" e sublinha que a fé, "antes de ser um conjunto de doutrinas, é o encontro com um acontecimento".

Dom Emilio Pignoli também referiu-se a João Paulo II ao afirmar em seu discurso que "a floração de movimentos representa para a Igreja uma nova primavera, um novo Pentecoste (ocasião em que, segundo o Novo Testamento, o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos reunidos depois da ressurreição de Jesus)".

Já dom Fernando Figueiredo ressaltou a predominância dos leigos nos movimentos eclesiais: "Esses leigos levam ao coração do mundo uma grande riqueza educativa, ética e espiritual". Para dom Fernando, os movimentos põem em evidência a "dimensão carismática" da Igreja, que, segundo ele, é tão importante quanto a dimensão institucional, representada, entre outras coisas, pela hierarquia e pelos sacramentos. "Ao escutar as sugestões do Espírito Santo, eles nos lembram continuamente o essencial da nossa fé", declarou o prelado.

Entre um pronunciamento e outro, apresentaram-se os corais dos movimentos Schöenstatt, Focolares e Caminho Neocatecumenal. No final da solenidade foram conferidos certificados aos grupos representados.

alesp