Governador veta divulgação do prazo de validade de produtos em promoção


23/09/2005 15:47

Compartilhar:


O governador Geraldo Alckmin vetou projeto do deputado Romeu Tuma (PMDB), aprovado pela Assembléia Legislativa, que determina a ampla divulgação dos prazos de validade de produtos em promoção. Os estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios seriam obrigados a afixar em locais de fácil visualização avisos mostrando que os descontos se devem à proximidade do vencimento dos produtos. "Muita gente leva para casa gêneros alimentícios mais baratos sem perceber que precisam ser consumidos imediatamente", diz o deputado.

Romeu Tuma, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, lamenta o fato de o governador de São Paulo vetar um projeto de interesse da população. "É estranha a decisão de Alckmin, já que até algumas grandes redes de hipermercado adotam essa prática como estratégia de marketing. Quem sabe, um dia, quando deixar as instalações palacianas e voltar a ser um cidadão comum, ele possa entender a importância desse projeto", disse Tuma.

O projeto vetado estabelece que os responsáveis pela comercialização e controle de qualidade dos produtos deveriam manter mecanismos de informação aos consumidores, assegurando dados corretos, claros, precisos sobre o prazo de validade dos produtos que são colocados em promoção.



rtuma@al.sp.gov.br

alesp