Reduzir desigualdades e erradicar a pobreza


21/11/2011 19:55

Compartilhar:


Último palestrante da noite, Paulo Itacarambi, do Instituto Ethos, falou da importância estratégica do Brasil na mudança do paradigma atual para outro baseado numa economia verde, e destacou que para isso é fundamental reduzir as desigualdades sociais e erradicar a pobreza.

Itacarambi contou que há 150 empresas com representantes em cinco grupos de trabalho que pretendem apontar a melhor maneira de apresentar os caminhos para a viabilização dos dois objetivos já citados (diminuição das desigualdades e erradicação da pobreza) e de como o governo pode agir oferecendo políticas públicas que regulamentem e consolidem esses caminhos. Ele citou como exemplo a falta de um mercado de Carbono no Brasil, que venha ao encontro da vontade das empresas de investir nesse segmento.

O representante do Instituto Ethos citou ainda que é necessário um investimento em dez setores estratégicos como construção civil e energia, entre outros, e falou da importância das cidades sustentáveis e de que maneira o administrador pode conseguir ferramentas para que sua cidade se desenvolva de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Itacarambi citou ainda que as ações devem ser divididas em dois blocos, o econômico e o político, e que é fundamental a construção de uma agenda mínima a ser internacionalizada pela ONU como ponto de partida para tirar do papel as ideias que mudem o paradigma atual.

alesp