As emoções de Rosae Novichenko projetada no quadro de uma nova pop-art

Museu de Arte do Parlamento
04/03/2008 15:49

Compartilhar:


As obras de Rosae Novichenko não nasceram de alquimias culturais; não são, portanto, o resultado de enxertos de modelos colhidos no perímetro da pintura informal. Sua intensidade rítmica e cromática, entretanto, pode evocar a revolução da pintura fauve quando tubos de tintas eram lançados como dinamites contra as paisagens do pós-impressionismo.



A pesquisa desta artista propõe um acordo entre natureza e sentimento, o que faz pensar a uma união mística entre a arte e o mundo que haviam projetado os pintores do chamado Grupo do "Cavalheiro Azul", no início do abstracionismo, convencidos que os arrojos cromáticos e as deformações gráficas fossem "mais verdadeiras do que a verdade formal".



Observando a intensidade das cores de suas telas e o relevo temático enxertado, lembramo-nos de Kandinsky à época em que se converteu ao abstracionismo, quando decretou que o desenho deveria se subordinar ao ímpeto cromático em função de uma musicalidade interior.



A criatividade de Rosae Novichenko, projetando sem cálculos as próprias emoções diretamente sobre a tela, pode ser finalmente reconduzida através de certos aspectos à ação de Pollock, um dos iniciadores da pop-art americana.



Com uma expressividade mais cromática que rítmica, o desenvolvimento de seu discurso em direção a composições mais sintéticas, faz-nos pensar em um vigoroso processo de simplificação do estilo, como nas obras "Flores Noturnas" e "Sonoris", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. Com sua pintura, a artista desafoga momentos de concentração espiritual que sobre a tela explodem com uma dominante cromática dos azuis e com as tramas do grafismo criado diretamente pelo gesto.



A Artista



Violinista, compositora, atriz e artista plástica, Rosae Novichenko, pseudônimo artístico de Rosângela Nowitschenko, nasceu em Lages, SC, em 1960, e reside em São Paulo desde 2001.

Aos sete anos iniciou sua carreira artística com a música, no Conservatório de Música de Lages, e realizou sua primeira apresentação na Rádio Clube. Aos onze anos ingressa, como violinista, na Orquestra Sinfônica de sua cidade. Mais tarde, adolescente, estuda com Jerzy Milewiski (Rio de Janeiro) e inicia-se como professora de música e arte-educadora.

Como violinista, tocou em orquestras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Formou-se em Piano no Conservatório Musical Palestrina (Porto Alegre) e estudou composição e regência na UFRGS (Porto Alegre). Seus desenhos, desde criança são destaque na escola.

Em 2003 é convocada pelo CIAC (Centro Internacional de Artistas Contemporâneos) e Galeria Spazio Surreale a participar da Bienal de Firenze, dezembro, 2003; Bienal de Roma, janeiro, 2004 e da Mostra Internacional de Arte em Latina - Itália, janeiro, 2004.



Participou das seguintes exposições individuais: "Olhares e a Jornada para o desenvolvimento pessoal", Coordenação de Maria Ritta Michalski, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/Pr, (2000); "Olhares II", SP; Exposição: "Olhares Noturnos", SP; "Mostra de um Novo Tempo", Fran's Café, SP; "Olhares Noturnos", Fran's Café, SP, (2003);

Entre as exposições coletivas destacam-se: "A arte resgatando a história de Lages", Lages, SC (2000); "Arte Perto de Você", Raposo Shopping, São Paulo, SP; Tênis Clube Paulista, SP; "XVII Mostra de Arte da Granja Viana", Cotia, SP; "IX Mostra de Arte Livre Saint Germain", SP; "Prêmio Primavera" - INCOR - HC - Fundação Zerbini e Galeria Spazio Surreale, SP; "La Magnifica", Galeria Spazio Surreale, Espaço Cultural Infraero, Guarulhos, SP; "Coração e Arte II", Fundação Zerbini e Galeria Spazio Surreale. , SP; "40 Anos da Imigração Coreana" , São Paulo, SP (2003); Bienal Internacional de Roma, Itália; "Marinhas Brasileiras" , Centro Cultural da Marinha, SP; "Salão de Artes Visuais" ; Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, RJ; Fran's Café, SP; "Oltre frontiera, Mostra Internazionale d'arte", Palazzo Caetani, Latina, Itália ; Bienal de Roma , Itália (2004);

Recebeu inúmeros prêmios e medalhas e suas obras encontram-se em coleções particulares e nos acervos oficiais da Prefeitura Municipal de Lages, no Centro Internacional de Artistas Contemporâneos, Roma, Itália; na Prefeitura Municipal de Latina, Itália, na Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro e na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.



Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp