CPI das Financeiras: deputados de São Paulo vão a Brasília


11/04/2002 17:50

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O presidente da CPI das Financeiras, deputado Claury Alves da Silva (PTB) e os sub-relatores da comissão, deputados José Rezende (PFL) e Salvador Khuriyeh (PSB), estiveram nesta terça-feira, 9/4, em Brasília para uma audiência com os deputados integrantes da CPI federal que investigou o Programa de Estímulo à Reestruturação do Sistema Financeiro Nacional.

(Proer). Os deputados paulistas entregaram a documentação coletada pela CPI das Financeiras relativa às operações envolvendo o Banco Central do Brasil e o HSBC Bamerindus.

Segundo os deputados que foram a Brasília, o ingresso do HSBC em nosso país é ilegal, já que a instituição financeira é acusada de práticas irregulares. Por sugestão da CPI estadual, a CPI do Proer solicitou ao Banco Central documentos referentes à liquidação do Hexabanco. "Há fortes suspeitas de vinculação desse banco com o HSBC, que adquiriu o Bamerindus em 1997". Caso essa suspeita se confirme, o HSBC estaria atuando no Brasil irregularmente, informou o deputado José Rezende. Os parlamentares paulistas deixaram em Brasília dois pacotes com 9 volumes cada de documentação, mas não sabem ao certo se a CPI do Proer disporá de tempo para apreciá-la. Caso não o faça, a CPI das Financeiras prosseguirá as investigações na Assembléia de São Paulo.

alesp