Asfalto para estrada que liga Sete Barras a Eldorado


03/05/2007 15:53

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está reivindicando o recapeamento da STB-361, rodovia Mário Hanashiro, que liga Sete Barras a Eldorado pela margem direita do rio Ribeira de Iguape. Segundo ela, o péssimo estado de conservação da estrada compromete o escoamento da produção rural local, prejudicando centenas de agricultores do entorno.

"Cerca de 70% da produção local de banana depende daquela estrada para ser escoada. A via é o principal acesso a vários bairros rurais, entre eles os principais produtores de banana de Sete Barras", enfatiza. Ela acrescenta que as atuais condições da estrada provocam danos aos veículos. O aumento do custo do frete é outra conseqüência adversa. "É preciso reverter essa situação, para que não se aprofundem ainda mais os problemas econômicos e sociais já existentes", explica.

O município de Sete Barras exibe a menor taxa de urbanização do Estado, juntamente com Barra do Turvo, também no Vale do Ribeira. A agricultura é a base da economia, representando a maior fonte de recursos e de geração de emprego e renda. Os índices de escolaridade e de riqueza também estão abaixo da média estadual.

A deputada ainda denuncia que o asfalto existente é antigo e está todo esburacado e, em alguns trechos, a cobertura asfáltica desapareceu por completo, inviabilizando o tráfego de veículos, tanto de pequeno como de grande porte.

"São apenas 13 quilômetros. É inaceitável que o governo do Estado protele a decisão de recuperar a STB-361", critica Prandi, que apresentou emenda ao Orçamento do Estado para destinar, em 2007, R$ 4 milhões para a obra. Reclamando que nada até agora foi feito, a parlamentar protocolou na Assembléia indicação em que reitera o pedido.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp