Tráfego de ônibus a diesel em corredor projetado para trólebus


07/03/2008 19:45

Compartilhar:


Requerimento de informação do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), ao secretário de Estado de Transporte Metropolitano, José Luiz Portella Pereira, quer saber os motivos da utilização de ônibus a diesel, que poluem o ar, no Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara e extensão Diadema/Brooklin, projetado para receber ônibus elétricos. "A maior parte da frota é de ônibus a diesel, em contraposição ao pequeno número de trólebus, aos três veículos movidos por combustível híbrido e um por metanol", descreve o 1º secretário.

"Os veículos a diesel são responsáveis por cerca da metade das emissões de partículas finas que poluem o ar e geram riscos a saúde. O diesel produzido no Brasil tem alto teor de enxofre, o que agrava os riscos à saúde e ao meio ambiente", alerta Donisete Braga. Ele argumenta que a utilização de veículos menos poluentes, como é o caso dos elétricos, é urgente por se tratar da saúde pública, além se serem mais confortáveis para os passageiros e motoristas, já que não possuem câmbio.

No requerimento, o deputado indaga se há proposta de redução do número de ônibus a diesel. Caso a resposta seja positiva, ele pergunta como será feita a redução, se toda a frota será substituída e qual a tecnologia que será adotada para os novos veículos. Se a resposta for negativa, questiona quais as razões da frota a diesel não ser substituída por veículos menos poluentes. Outras indagações dizem respeito ao veículo movido a etanol para testes: quer saber se a experiência foi concluída, o resultado dos testes e se haverá aumento da frota movida por este combustível.

Por fim Donisete Braga pergunta se há previsão de investimentos no corredor, como ampliação e modernização das vias e nas paradas por parte da empresa concessionária Metra.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp