Da Tribuna


16/08/2011 19:25

Compartilhar:


Assembleia dos Gráficos



Olimpio Gomes (PDT) leu documento do grupo de sindicalistas da atual diretoria do Sindicato dos Gráficos de São Paulo (Stig) e dos trabalhadores, que estão lutando pelo resgate da entidade. De acordo com o parlamentar, o atual presidente do sindicato convocou assembleia para discutir as reivindicações visando a reforma da Convenção Coletiva para o anuênio 2011/2012, sem consultar as bases. Gomes considera obrigação da Assembleia Legislativa ouvir as necessidades desses trabalhadores, e ressaltou a atuação do sindicalista Paulinho da Força. (DV)



Assembleia de Deus



"Os companheiros do Sindicato dos Gráficos estão resistindo a uma situação de despotismo", acrescentou José Bittencourt (PDT) ao pronuciamento do deputado Olimpio Gomes. O deputado defendeu a livre manifestação e criação de associações e sindicatos. Em seguida, comentou os cem anos da igreja Assembleia de Deus no Brasil e apontou uma expansão da religião evangélica que, para o deputado, teve que enfrentar desafios para se consolidar. Sobre a relação entre igreja e Estado, disse que "a igreja chega aonde o Estado não consegue". (DV)



Desvio de remédios



Welson Gasparini (PSDB) comentou matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo sobre investigação de desvio de remédios destinados a tratamento de câncer e de pacientes que sofreram transplantes, da rede pública para hospitais privados. Segundo o deputado, dois hospitais estaduais, quinze hospitais particulares e duas distribuidoras estão sendo investigados. "É o fim do mundo roubar remédios de hospitais públicos . São ladrões os que vendem e também os que compram", declarou Gasparini. O parlamentar perguntou quem concorda com atitudes como essa e afirmou que a ausência de punição acaba estimulando o crime. (DV)



Eixo de cultura



José Candido (PT) comentou o lançamento, dia 15/8, de seu novo eixo de trabalho: cultura. O evento aconteceu no Centro Cultural Francisco Marconi, em Suzano, e contou com a apresentação do grupo Congada de Santa Efigênia e do teatro de bonecos Zapt. O parlamentar acredita que, por meio da cultura educa-se o país. Candido informou que recebeu cobranças e sugestões em relação à cultura e, por isso, resolveu focar nessa área: "Estou disposto a criar projetos e incentivar cada vez mais a cultura e espero o apoio dos governos". O deputado parabenizou a deputada Heroilma pelo recebimento, no dia 12/8, do título de cidadã de Itaquaquecetuba. (DA)



Em defesa da laranja



Edinho Silva (PT) falou sobre o lançamento, nesta terça-feira, 16/8, da Frente Parlamentar de Citricultura, que objetiva, entre outras coisas, elaborar o plano anual para a citricultura paulista. O deputado, que propôs a criação da frente, afirmou que "o surgimento dessa frente nos enche de otimismo, pois teremos espaço para debater as contradições dessa importante cadeia produtiva, que gera mais de 500 mil empregos". Segundo o parlamentar, nos últimos cinco anos o Brasil apresentou uma perda de 6% no mercado de laranja, e muitas regiões dependem dessa atividade. (DA)



Prevenção contra as drogas



"Fui levar os 40 anos de experiência recuperando pessoas com o trabalho de prevenção às drogas", afirmou Edson Ferrarini (PTB) ao relatar sua visita à cidade de Itabiratiba. Segundo o deputado, na cidade há um programa de orientação dos cidadãos e os professores recebem uma gratificação de R$ 30 para visitarem os alunos em suas casas para conversar. "Garanto que Itabiratiba vai diminuir o número de envolvidos com drogas; é um modelo para todos os municípios", afirmou Ferrarini. O parlamentar criticou o programa Prevenção também se ensina, da Secretaria da Educação: "Esse projeto é do século passado. O que falta em São Paulo é investir em prevenção". (DA)



Canalização de córrego



Marcos Martins (PT) cumprimentou o deputado Welson Gasparini (PSDB), autor da denúncia de suposto desvio de medicamentos de alto custo no Estado de São Paulo. "Não é a primeira vez que acontece", lembrou Marcos Martins. Ele informou que, na condição de presidente da Comissão de Saúde, irá solicitar esclarecimentos ao secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, que no dia 23/8, às 13h30, deverá comparecer à Comissão de Saúde. Martins lamentou que a canalização do córrego de Vila Piauí, em Osasco até o momento não tenha sido executada. (GN)



Defesa do Rio Paraíba do Sul



Marco Aurélio (PT) disse gostar quando os jovens visitam a Assembleia para se inserir no meio político. Informou que a Frente Parlamentar em Defesa do Rio Paraíba do Sul realizou ontem, 15/8, a primeira de uma série de audiências em São José dos Campos, que discutiu o a liberação da extração da areia na cidade, proibida desde 1994. Segundo o deputado, o governo adiou por diversas vezes a duplicação da rodovia dos Tamoios, mas deve iniciar as obras no segundo trimestre de 2012, entre os dias 1º de abril e 30 de junho. "Mas o que se tem certeza é que haverá pedágio", disse. (GN)



TV Alesp



Olimpio Gomes (PDT) contestou dados da planilha que recebeu da Fundação Padre Anchieta -TV Cultura, sobre inserções de deputados na TV Alesp, que, segundo o documento, teriam participado de eventos do ano de 2010 em suas bases eleitorais. Cada inserção, segundo o deputado, custou R$ 1.930,04. O deputado disse ter informado os demais parlamentares a respeito do assunto. De acordo com o parlamentar, é preciso fazer uma apuração rigorosa. (GN)



Ideal de vida



Autor de projeto de lei que proíbe a venda de bebida alcoólica em postos de gasolina, Jooji Hato (PMDB) declarou ter um objetivo de vida: "Como cidadão e médico sonho com a diminuição da violência provocada pelo consumo excessivo de bebida alcoólica entre os jovens". O parlamentar citou um caso ocorrido em Araçatuba essa semana, onde uma menina de 11 anos entrou em coma alcoólica. "Esta Casa tem força para colaborar na alteração desse quadro", desabafou Hato, e mencionou o toque de recolher adotado pelo prefeito de Fernandópolis para coibir o consumo de bebida entre os jovens."Na verdade, é um toque de acolher." (LP)



Prevenção de enchentes



A ausência de providências para o desassoreamento do rio Tietê por parte do governo estadual foi o comentário de João Antonio (PT). O deputado criticou a falta de iniciativa do governador Alckmin em prevenir que bairros da zona leste, na capital, e cidades do Alto Tietê voltem a sofrer enchentes no final do ano. Segundo ele, nestas regiões há locais onde o rio está acima do nível das ruas e o risco de que ocorram enchentes é morte anunciada. João Antonio citou ainda estudo realizado pela Câmara Municipal de São Paulo indicando o completo assoreamento da calha do rio e cobrou que o Executivo tome medidas imediatas a fim de evitar desastres. (BC)



Drogas e lixão



Para Luiz Carlos Gondim (PPS), coibir a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, multando os estabelecimentos comerciais que o façam, não é suficiente para afastar os jovens do risco de se tornarem dependentes do álcool. A medida consta de projeto do Executivo que tramita na Assembleia. "Precisamos de um programa que contrate médicos, professores, especialistas para trabalhar nas escolas a fim de que os adolescentes sejam levados a dizer não às drogas", declarou. O deputado também criticou projeto de instalação de dois lixões sanitários que podem afetar rio Paraíba do Sul, sobre o qual o secretário Bruno Covas afirmou ser necessário um estudo do impacto ambiental. (BC)

alesp