Porto Feliz poderá ser estância turística


07/05/2007 12:43

Compartilhar:


Por solicitação do prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei, o deputado Hamilton Pereira (PT) apresentou projeto de lei que transforma aquele município em estância turística. As cidades incluídas nessa classificação passam a ter direito de acesso a recursos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, cuja verba é destinada a programas de urbanização, melhoria e preservação ambiental.

A importância histórica do município é apontada pelo parlamentar na minuta do projeto de lei. Hamilton destaca a origem de Porto Feliz e o papel da cidade como ponto de partida para bandeirantes, no século XVII. As monções também são citadas, com destaque para a realizada pelo governador Rodrigo Cézar de Menezes, que partiu do porto de Araritaguaba para Cuiabá (MT) em 1726, com 308 canoas e cerca de 3 mil pessoas.

"Porto Feliz é um município de altíssimo potencial de geração de recursos e empregos na área do turismo religioso, agrícola e histórico", afirma o parlamentar. "Sua transformação em estância turística não é menos do que o reconhecimento do Estado desse potencial, que sem dúvida tem impulsionado o desenvolvimento regional e estadual."

Em entrevista à imprensa de Porto Feliz, na manhã de sexta-feira, 4/5, o deputado afirmou que costuma falar da beleza da igreja de Porto Feliz. "É um monumento que conta a história da cidade em seu mural", disse.

Ainda durante a entrevista, Maffei agradeceu ao deputado pela apresentação da propositura e disse que a municipalidade vem tomando iniciativas com o objetivo de atender aos requisitos exigidos para obter a classificação de estância turística. "É importante fazer a lição de casa, e uma delas se refere ao tratamento de esgoto. Estamos com obras que permitirão o tratamento de 100% do esgoto em Porto Feliz", afirmou.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp