RESPEITO AOS POVOS INDÍGENAS - OPINIÃO

Pedro Tobias*
18/04/2002 18:03

Compartilhar:


Desde o seu nascimento, o índio mantém uma estreita relação de respeito com a terra. Dela tira o seu sustento e tudo o que é necessário para o dia-a-dia da comunidade, sem desperdício e sem agressões à mãe natureza.

Muitas vezes, porém, os direitos dos povos indígenas são aviltados pelo homem branco, que deveria espelhar-se na cultura indígena para viver dignamente.

Os povos indígenas primam pela manutenção de suas tradições. Para eles, os idosos são as pessoas mais respeitadas e importantes da comunidade, responsáveis pela orientação dos mais jovens. Não vivem para acumular riquezas. O que possuem tem sentido coletivo. Vivem a partilha, a solidariedade.

As comunidades indígenas nos dão preciosos exemplos. E o que podemos dar em troca? Respeito, preocupação, atitudes que possam garantir paz e dignidade aos índios. Neste sentido, temos procurado trabalhar junto ao Governo do Estado. Recentemente, viabilizamos a construção de 30 moradias para as comunidades indígenas que vivem nas aldeias Terena e Guarani, no município de Avaí, região de Bauru. As casas serão construídas através do Programa de Moradia Indígena, lançado pelo governador Geraldo Alckmin e que irá valorizar a sociodiversidade nativa.

Na área da Educação, também conquistamos a construção de duas escolas que irão beneficiar cerca de 100 alunos do ensino fundamental que vivem no local. Assim, estamos contribuindo para que os povos indígenas tenham preservadas as gerações futuras. Que na nossa luta diária possamos realizar pelo menos um gesto de respeito em relação aos nossos irmãos indígenas!

*Pedro Tobias é médico e deputado pelo PSDB.

alesp