Guararema: obra de esgoto começa em junho


20/04/2005 12:28

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) adiou para o dia 1º de junho a expansão da rede de esgoto da cidade de Guararema, avaliada em R$ 18,48 milhões. A estimativa é de que os serviços sejam concluídos até o final do primeiro semestre de 2009.

Do montante a ser destinado para a obra, R$ 10,8 milhões serão financiados pela Caixa Econômica Federal. O valor representa 58,44% desse total. O restante já está reservado dentro do orçamento da estatal.

A informação foi divulgada nesta terça-feira, 19/04, pelo assessor técnico da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Sílvio Aleixo, durante reunião com o deputado Luís Carlos Gondim (PL). Na ocasião, o parlamentar cobrou novamente a execução desses serviços, antiga reivindicação dele e da população do município.

Aleixo explicou, ainda, que a data do início dos trabalhos deverá ser mantida se ficar definida, de fato, a empresa responsável pela obra. Uma das empresas participantes da licitação, a Criciúma, entrou com um recurso contra a ganhadora da concorrência, a Buzolin.

Pelo projeto da Sabesp, as obras consistem na implantação de um total de 25,5 quilômetros de tubulações de coleta, de 13 estações elevatórias de bombeamento e duas de tratamento dos resíduos coletados. Depois de tudo pronto, a Sabesp tratará 100% do esgoto coletado na cidade e a rede abrangerá 67% do município, contra os 57% hoje.

O município de Guararema foi incluído numa concorrência internacional aberta para um pacote de obras destinado ao Vale do Paraíba. Ao todo, são dois projetos beneficiando toda a cidade.

O primeiro deles prevê a instalação de nove estações de bombeamento, 16,1 quilômetros de tubulações. Destes, 2,3 quilômetros serão de rede coletora, 6 de coletores-tronco e 7,8 de emissário. Esse último ficará responsável por levar os resíduos para uma unidade de tratamento.

O outro projeto é destinado para o distrito de Parateí. Esta etapa consiste na implantação de quatro estações elevatórias, sete quilômetros de rede coletora e 2,4 quilômetros de emissário, além de outra estação de tratamento de esgoto.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp