Deputado defende envolvimento da família na recuperação de menores infratores


29/07/2003 16:35

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) participou na terça-feira, 22/7, da mesa-redonda "A Febem e o Município de Bauru", realizada na Universidade Sagrado Coração (USC) para discutir medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes pela instituição na cidade.

Além do deputado, também estiveram presentes ao encontro o presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; o juiz da Vara da Infância e Juventude, Ubirajara Maitinguer; o promotor de justiça da Vara da Infância e da Juventude, Onilandi Santino Passos; a reitora da USC, irmã Jacinta Turolo Garcia; o delegado titular da Delegacia da Infância e Juventude, Adib Jorge Filho; a diretora da Divisão Regional da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Maria Moreno Perroni; o novo supervisor pedagógico da Febem, professor Jair Sanches Vieira, a diretora da Febem de Bauru, psicóloga Maria Aparecida Cavalheiro Bien e também representantes de conselhos e entidades de defesa da criança e do adolescente, educadores, prefeitos e vereadores da região.

Durante o evento, Pedro Tobias defendeu o fortalecimento da família no processo de recuperação e ressocialização dos jovens em conflitos com a lei assistidos pela fundação. "As famílias desses adolescentes devem ser chamadas a participar das atividades internas desenvolvidas pela Febem, buscando sensibilizá-las do papel importante e da responsabilidade que elas têm no processo", declarou o deputado.

Pedro Tobias também sugeriu ao presidente da Febem a adoção de medidas que visam estabelecer parcerias com entidades filantrópicas e religiosas existentes nos bairros de Bauru. "Essas instituições estão mais próximas dos problemas sócio-econômicos enfrentados pelas famílias e podem fazer um importante trabalho de valorização da auto-estima", avalia o deputado.

Ação conjunta

Ele também cobrou ações conjuntas que possam incentivar o ensino profissionalizante dos jovens em conflito com a lei. "Cuidar do adolescente é papel de toda a sociedade. Com o apoio de empresas privadas, organizações não-governamentais e do Poder Judiciário, estaremos estimulando a empregabilidade e ressocialização. Atuando em um emprego digno e agradável, e com acompanhamento adequado, os jovens terão todas as possibilidades de assumirem a sua parcela de responsabilidade cidadã para com as outras pessoas e para consigo mesmos", finalizou Pedro Tobias, cobrando avaliação permanente do jovem em três setores : escola, trabalho e vida familiar.

O presidente da Febem, promotor Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, falou sobre o processo de descentralização de unidades no interior do Estado. "Viemos aqui explicar à sociedade o projeto Febem, principalmente para conscientizá-los da necessidade da ampliação do processo de descentralização de unidades em regiões que permitem o cumprimento das medidas próximas aos seus familiares. Estamos procurando vencer o preconceito que ainda existe por parte de alguns municípios que insistem em recusar a obrigação de ressocializar os seus jovens", revelou o presidente da Febem.

Ele também elogiou a iniciativa do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de vincular a Febem à Secretaria de Estado da Educação. "Essa medida demonstrou profunda sensibilidade, definindo de forma explicita que a solução da questão do jovem infrator somente pode ser buscada através da educação", ressaltou Paulo Sérgio de Oliveira.

Além da discussão de medidas socioeducativas que devem ser implementadas aos jovens em conflito com a lei, os participantes da mesa-redonda também debateram a proposta de implantação de um Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e de uma unidade de semiliberdade em Bauru, reforçando a política de descentralização da Febem.

ptobias@al.sp.gob.br

alesp