Parlamento Jovem 2007 divulga lista de participantes

Parlamento Jovem: educação é a maior preocupação ds participantes
29/10/2007 19:13

Compartilhar:

 


O Parlamento Jovem deste ano vai contar com a participação de 94 estudantes do ensino médio, com idades entre 15 e 18 anos. A presença maior será de jovens do sexo masculino, com 59 escolhidos. As escolas estaduais, como acontece desde 2001, têm grande representatividade, com 70% dos eleitos das três regiões de abrangência: capital, Grande São Paulo e interior. As grandes preocupações dos "deputados por um dia" são com assuntos relacionados a educação, natureza e saúde, respectivamente.

Nos próximos dias 22 e 23 de novembro os deputados estaduais irão ceder seus lugares para os 94 estudantes apresentarem, discutirem e votarem seus projetos. A sessão será transmitida pela TV Assembléia e os projetos serão publicados no Diário da Assembléia.

Na quinta-feira, 22/11, às 9h, haverá o credenciamento dos deputados jovens no hotel onde ficarão hospedados. Após o almoço, eles seguirão para a Assembléia onde conversarão com os deputados e receberão instruções sobre a sessão plenária. A sessão do Parlamento Jovem tem início no dia 23/11, às 9h da manhã, com a diplomação e posse dos deputados; eleição da Mesa Diretora (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários), discussão e votação dos projetos até às 18h.

O Parlamento Jovem, instituído em 1999 por uma resolução aprovada pela Assembléia Legislativa, propicia aos alunos dos ensinos médio e fundamental a possibilidade de ter a experiência de ser deputado por um dia. Além de estimular a participação política do jovem, a reflexão sobre os problemas da sociedade e de integrá-lo ao sistema da democracia, o evento é um instrumento valioso para que os estudantes busquem soluções aos problemas sociais.

Os projetos de lei dos 302 candidatos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: respeito à forma de projeto de lei, conforme instruções contidas no manual; correção gramatical, concisão e clareza; pertinência em relação ao tema do partido (critério eliminatório); originalidade; e exeqüibilidade.

Voltar
alesp