Anúncio de pedágio urbano e aumento de tarifas do Metrô


13/02/2009 18:04

Compartilhar:


Segundo o deputado Carlos Giannazi (PSOL), em plena crise financeira mundial, com empresas demitindo trabalhadores, salários reduzidos ou congelados e consequente aumento do número de desempregados no Estado de São Paulo, o governador José Serra autorizou aumento acima da inflação, a partir da última segunda-feira, 9/2, das passagens de trem da CPTM, do Metrô e dos ônibus intermunicipais da EMTU.

Além disso, o governador chegou a apresentar à Assembleia, projeto de lei autorizando a criação de pedágio urbano nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista. A medida permitiria a instalação de cabines de cobrança em ruas e avenidas nas cidades e entre municípios vizinhos. "Como a ideia repercutiu negativamente, já que tal medida foi embutida em um projeto do próprio executivo que cria políticas de estado para as questões climáticas, o governador se viu forçado a retirar essa parte do PL", disse Giannazi, lembrando que o prefeito Gilberto Kassab já tinha proposto a criação de pedágio em determinadas vias paulistanas por meio de um projeto do executivo municipal enviado à câmara, e também recuou.

O deputado criticou as duas medidas de Serra e disse que votará contra o projeto do governo caso seja relançado. Para ele, que crê numa nova tentativa do governo estadual de inclusão desse ponto (criação de pedágio urbano) num outro projeto, é inconcebível onerar o trânsito de mercadorias e de serviços dentro e entre as regiões do Estado. Com relação ao aumento dos preços das passagens, o deputado argumenta que é lesivo fazer isso em um momento no qual os trabalhadores estão perdendo seus empregos ou tendo seus salários reduzidos.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp