Frente parlamentar reúne-se com Comando da Polícia do Vale


10/02/2010 18:24

Compartilhar:


A Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba se reuniu, no dia 8/2, com os comandos das polícias Civil e Militar, no Vale do Paraíba, para conhecer os seus planos de trabalho e debater o aumento da criminalidade na região.

Segundo números oficiais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, o Vale do Paraíba foi, em 2009, a região mais violenta do interior do Estado, batendo o recorde de roubos e homicídios.

A primeira reunião aconteceu na sede do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter) com o diretor, delegado Márcio Dutra, e os delegados seccionais da região. A segunda foi com a chefia do Comando de Policiamento do Interior (CPI-1), coronel Manuel Messias.

"Como ambos estão assumindo os cargos de chefia, vimos nos apresentar, conhecer seus planos de trabalho, manifestar nossa preocupação com o aumento da criminalidade na região e nos colocar à disposição para ajudá-los", disse o 1º secretário da Assembleia Legislativa, Carlinhos Almeida (PT).

Além do 1º secretário, compareceram os deputados Afonso Lobato (PV), coordenador da frente, Hélio Nishimoto (PSDB), Luiz Carlos Gondim (PPS) e Mozart Russomanno (PP).

A frente se comprometeu a trabalhar pela melhoria das condições de trabalho da polícia, inclusive em âmbito estadual, como acabar com a distorção salarial causada pelo Adicional de Local de Exercício (ALE), um dos motivos da greve da Polícia Civil, em 2009. O ALE é pago de acordo com a população da cidade em que o policial trabalha.

Outro compromisso da frente é cobrar da Secretaria de Segurança o aumento do efetivo na região. A melhora tecnológica em várias áreas, como a comunicação e banco de dados, também faz parte das preocupações dos deputados. Conforme o deputado Russomanno, é necessário trocar a comunicação analógica para digital para evitar que criminosos rastreiem e interceptem as conversas entre policiais.



carlinhos@carlinhos.org

alesp