Incentivo à apicultura no Vale do Paraíba


20/04/2004 15:07

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

O deputado Padre Afonso Lobato (PV) participou, no dia 15/4, de audiência com o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, para pedir incentivo ao setor de apicultura do Vale do Paraíba. Ele foi acompanhado pelos representantes da Associação Modelo de Apicultura do Vale, Luiz Antonio Sosnowski e Celso dos Santos.

Durante o encontro, o deputado destacou a importância da apicultura na geração de emprego e renda para os municípios paulistas e sugeriu a realização de cursos de treinamento e capacitação em apicultura através das Casas de Agricultura, que poderiam formar agentes multiplicadores desta atividade.

"Temos convicção de que o Vale do Paraíba pode se tornar a região da apicultura do Estado, produzindo produtos com a qualidade dos padrões internacionais para responder às exigências do mercado globalizado. Além disso, é possível desenvolver importantes projetos sociais, utilizando a apicultura como ferramenta de inclusão social e formar consumidores bem informados sobre os benefícios dos produtos apiterápicos como alternativa de complementação alimentar", explicou o parlamentar.

O secretário Duarte Nogueira mostrou-se favorável à solicitação do deputado Afonso Lobato e informou que esta semana, durante o Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia em Ação -, que se realiza em Ribeirão Preto até o dia 1º de maio, o governo do Estado assina convênios para a liberação de créditos que irão beneficiar todo o setor de apicultura, inclusive o Vale do Paraíba.

Bom Prato

A instalação de um restaurante Bom Prato em Taubaté foi outra solicitação feita pelo deputado Afonso Lobato ao secretário Duarte Nogueira, atendendo à reivindicação encaminhada pelo prefeito Bernardo Ortiz. De acordo com o parlamentar, o governador Geraldo Alckmin tem interesse em ampliar o número de municípios atendidos pela rede que fornece refeição a preços populares e certamente Taubaté deverá ser contemplado em breve.

Afonso Lobato também conversou com o secretário da Agricultura e Abastecimento a respeito da necessidade urgente de um código florestal para o Estado de São Paulo a fim de disciplinar o plantio de determinadas culturas, como o eucalipto e cana-de-açúcar, por exemplo, além de corrigir problemas de desmatamento e outros danos ambientais resultantes de empreendimentos irregulares.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp