Notas de Plenário


02/08/2005 18:07

Compartilhar:


Cultura nordestina

O deputado José Dílson (PDT) falou sobre um ícone da MPB: Luiz Gonzaga. Nascido em Exu, Pernambuco, em 1912, Luiz Gonzaga aprendeu música ouvindo apresentações de músicos nordestinos e ao se mudar para o sul, tocou em vários bares. Sabendo que o rádio era a melhor forma de divulgação musical em 1941, o cantor resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso, ganhando o primeiro lugar com a música Vira e Mexe. "Ele vem simbolizando o que há de melhor na música nordestina. Para Exu, levou progresso. Para o Brasil, levou a beleza da música nordestina". O deputado luta para que haja em São Paulo um Centro Cultural Nordestino e um Museu do Trabalhador Nordestino, para demonstrar a grandeza da cultura dessa região da qual ele, vindo da Bahia, faz parte.

Espelho dos deputados

Milton Flávio (PSDB) disse ter saído de uma reunião da bancada de seu partido feliz com a decisão de busca de um consenso que permita à Assembléia Legislativa desenvolver um trabalho efetivo e competente, para votar matérias fundamentais para o estado e o país. Segundo ele, São Paulo é uma referência para os demais estados, devido à sua tradição democrática. "Os deputados se espelham no Parlamento Paulista!". Para o parlamentar, porém, a Casa deve funcionar de acordo com as regras do regimento interno. "Quanto mais produzirmos, mais efetivo o trabalho, mais benefícios, o que é melhor para o cenário político. O que acontece em São Paulo repercute no Brasil inteiro".

Boas notícias

Em meio às más notícias que envolvem o cenário político federal, o deputado Orlando Morando (PL) afirmou trazer boas notícias. "No dia 1º/8, em São Bernardo do Campo, começou a funcionar a Fatec Grande ABC. Quero agradecer a decisão do governador Geraldo Alckmin e o apoio do prefeito Dib para que a cidade recebesse a primeira faculdade pública da região!". O início das aulas coincidiu com o aniversário da cidade, que completa 452 anos no mês de agosto. De acordo com o parlamentar, a região do grande ABC é o terceiro pólo consumidor do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro e a instalação da Fatec contribuirá com a qualificação profissional dos habitantes e, conseqüentemente, com a economia do estado. Por fim, o deputado elogiou o Festival do Chocolate, que aconteceu em Ribeirão Pires e que movimentou mais de R$1 milhão na região.

Pesca e turismo

"Mogi das Cruzes foi pega de surpresa com a renúncia do deputado Valdemar Costa Neto, investigado na CPI dos Correios e do Mensalão", disse o deputado Luis Carlos Gondim (PL). Com a renúncia, segundo ele, a população implora que as CPIs tenham utilidade, que tragam explicações e que todos os culpados sejam punidos. O parlamentar também comentou que na região do Médio Tietê uma situação preocupa os prefeitos: carteiras para pescadores profissionais. "Quando essas pessoas são pegas com redes profissionais, chegam a pescar 50 kg de peixe por dia e, por não conseguirem vendê-los aos frigoríficos, vendem para ração de aves", lamentou. Essa prática acabou afastando pescadores ocasionais, que visitavam a região nos fins de semana, o que gerou uma crise no turismo da cidade. "A pescaria não profissional precisa voltar a ser feita na região. Assim os hotéis voltarão a funcionar. Se não apoiarmos as prefeituras e o turismo, haverá mais desemprego".

Sonho realizado

A promulgação, pelo presidente Lula, da lei que cria a Universidade do ABC foi o foco do discurso do deputado Vanderlei Siraque (PT), nesta tarde de terça-feira, 2/8. Disse o deputado "que essa é uma boa noticia para o povo de São Paulo, especialmente para a população da região do Grande ABC, que poderá contar com mais de 20 mil vagas no ensino superior. Muitos prometeram essa universidade, o presidente Lula fez. É o antigo sonho que se torna realidade".

Total empregabilidade

Considerando oportuno retornar à tribuna, o deputado Milton Flávio (PSDB), comemorou a criação da Universidade do ABC. Afirmou que defende a educação, portanto, compartilha com os colegas deputados e com o povo de São Paulo dessa alegria. Salientou sua luta em prol da instalação da Fatec de Santo André e Botucatu. "As Fatecs são o primeiro passo para o aumento de cursos superiores e, além desta razão, está comprovado que aos seus egressos o grau de empregabilidade é de 100%", afirmou.

Único no mundo

Inconformado com a possibilidade de o Brasil ser o único país do mundo a proibir a venda de armas de fogo, o deputado Conte Lopes (PP) afirmou que os brasileiros, principalmente em São Paulo, devem analisar as estatísticas sobre segurança pública. O parlamentar reforçou que, no estado, os casos de latrocínio aumentaram 85% em relação ao mesmo período de 2004. "Além do mais, nunca vi criminoso comprar arma legalmente", ironizou.

Recesso produtivo

Para o deputado Marquinho Tortorello (PPS), o recesso de julho foi altamente produtivo. Nesse período, ele visitou diversos municípios do interior do estado com o objetivo de, junto a seus pares, desenvolver projetos que beneficiem a população. O deputado falou ainda sobre a construção do piscinão Ford, em são Bernardo do Campo. Segundo o parlamentar, os piscinões existentes na região não conseguirão conter as chuvas de verão e, se nada for feito, haverá uma "catástrofe" em alguns municípios do ABC. "Além de prejudicar o trânsito local, centenas de pessoas ficarão desabrigadas", advertiu o deputado.

alesp