Ala de internação da Santa Casa será reconstruída, afirma Gonzaga


19/03/2001 17:06

Compartilhar:


Diminuir o considerado déficit crônico de vagas para internação em Tatuí e reconstruir ala demolida há quatro anos. Com estes objetivos, o deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) liderou uma reunião com o diretor regional de saúde, Nelson Andreazza, na tarde da última sexta-feira, 16/3, em Sorocaba. Da reunião participaram também o deputado federal Antonio Carlos Pannunzio, o vice-prefeito de Tatuí, Vicente Menezes, e os vereadores Vicente Diniz, Luiz Vaz e Alexandre Bossolan, todos do PSDB.

Durante a reunião, o deputado Gonzaga anunciou a liberação de R$ 500 mil, pelo governo do Estado de São Paulo, para a reconstrução de uma ala de internação da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. A verba governamental, solicitada pelo parlamentar tatuiano, resultará em pelo menos 80 novos leitos em Tatuí. Ainda na mesma tarde, o deputado Pannunzio firmou compromisso de negociar a dívida da entidade com a Caixa Econômica Federal. Segundo ele, a atual dívida - formada em sua maioria por encargos sociais - pode ser negociada em até 100 parcelas, a juros baixos.

O diretor regional de saúde, Nelson Andreazza, analisou a ação dos parlamentares como "um salto enorme" na qualidade do atendimento de saúde local. "A ala é extremamente necessária, porque temos em Tatuí um déficit crônico de leitos para internação. Sou extremamente favorável ao projeto, que é viável e desejável".

O médico Andreazza recebeu cópia da planta de construção da nova ala e afirmou que pretende fazer uma reestruturação no projeto. "Junto com uma equipe de engenheiros, faremos sugestões de alteração no projeto, tentando adequá-lo aos padrões internacionais de saúde".

Após liberação da verba, os novos leitos estarão disponíveis em cerca de um ano. Para o deputado Gonzaga, eles representam melhorias também para a região. "Tatuí será uma referência regional e minimizará a carência de leitos", afirmou ele, que está agendando uma audiência com o governador Geraldo Alckmin para apressar a liberação da verba. O parlamentar tatuiano e o médico Andreazza também garantiram que a Secretaria de Estado da Saúde deve equipar a nova ala após a reconstrução dela.

O parcelamento da dívida da Santa Casa também foi discutida na reunião. Negado pela Caixa Econômica Federal no final do ano passado, o parcelamento foi defendido pelo deputado federal Pannunzio. "O pedido de parcelamento foi negado porque, segundo os técnicos da Caixa Econômica, a Santa Casa teria queda de atendimento com a inauguração de um novo hospital na cidade, o que não aconteceu", afirmou Pannunzio, que nesta semana deverá solicitar novo parcelamento à superintendência do banco, em Brasília.

Essas medidas, para o deputado Gonzaga, darão novo "ânimo" à administração da Santa Casa. "O provedor José Rubens do Amaral Lincoln e o administrador Adalberto de Campos Luz precisam de estrutura para poder administrar a entidade com segurança, sabendo dos recursos disponíveis", afirmou Gonzaga.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luiz Gonzaga Vieira - 3886-6633/6663)

alesp