Diabéticos realizam mobilização na Assembléia Legislativa


13/11/2000 17:46

Compartilhar:


A Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) estará realizando mobilização popular, com cerca de 300 diabéticos, no plenário da Assembléia Legislativa de São Paulo, nesta terça-feira, 14/11, às 14h30, quando se comemora o Dia Mundial do Diabetes, com o principal objetivo de sensibilizar às lideranças partidárias, para que coloquem em votação, antes do recesso parlamentar, o Projeto de Lei 898/99 de autoria do deputado Roberto Gouveia (médico e sanitarista), que garante um Programa de Atenção Integral à Saúde do Diabético pelo SUS e a não-incidência do ICMS sobre medicamentos e produtos para o tratamento e o controle do diabetes.

"Buscamos conseguir leis que assegurem ao diabético Programas de Atenção Integral à Saúde, com prevenção, tratamento e controles adequados. Isto significa o acesso gratuito ao atendimento e acompanhamento médico e por uma equipe multidisciplinar, medicamentos de última geração, insulinas de todos os tipos análogos, seringas, lancetas, tiras reagentes para medir o nível de glicose no sangue e urina e glicosímetros fornecidos pelo governo", destaca Sussumu Niyama, presidente da ADJ.

O Projeto de Lei 898/99 vai beneficiar mais ou menos 1,6 milhão de pessoas em todo o Estado de São Paulo. O diabético desembolsa mensalmente por volta de R$ 250,00 no tratamento e no controle da doença, na busca de evitar seqüelas como a cegueira, a insuficiência renal, a amputação dos membros inferiores e derrames.

"A ADJ, ao comparecer na Assembléia Legislativa, no Dia Mundial do Diabetes, para sensibilizar os líderes partidários a votarem o PL 898/99, estará representando mais de 10% na população paulista que convive com esta doença", destaca o deputado Roberto Gouveia.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Roberto Gouveia - 3886-6688/6692)

alesp