Exposição homenageia história do rádio no país


06/08/2008 19:01

Compartilhar:


Para homenagear a longa e importante trajetória do rádio no Brasil, o Senac Lapa Scipião oferece ao público, de 7 de agosto a 13 de setembro, a exposição Rádio, brasileiro, 85 anos. Com entrada franca, a mostra é composta por equipamentos, aparelhos, fotos e arquivos sonoros, fazendo um resgate da forma de ouvir e "fazer" rádio ao longo dos 85 anos deste veículo no país.

Da válvula ao digital, do "radiouvinte" ao "internauta", o rádio tem se mantido como um dos mais importantes meios de comunicação de massa da sociedade moderna. Este veículo imediato, abrangente, barato e de linguagem fácil ganhou popularidade e se tornou um efetivo agente de informação, entretenimento e transformação social, que acompanha a evolução tecnológica e se adapta às velozes mudanças do mundo globalizado.

Ao longo dos seus 85 anos, o rádio constantemente se renovou diante de todos aqueles que apostaram no seu fim. Foi assim quando do surgimento da TV. Foi assim quando apareceu a freqüência modulada (FM) e a audiência se diluiu. Foi assim com o advento da internet e o mundo sem fronteiras. A tudo isso, o rádio sobreviveu e, definitivamente, se consolida no terceiro milênio como o mais ágil meio de comunicação de todos os tempos e aquele que, ainda hoje, permanece muito próximo de seu público.



Profissionais qualificados



O evento é especialmente significativo para o Senac de São Paulo que, em 2008, completa 23 anos oferecendo cursos de radialismo, contribuindo para que o mercado na área tenha profissionais cada vez mais qualificados e bem preparados.

A curadoria da exposição é da jornalista, radialista profissional e professora universitária Mara Prado, com assistência do docente Robson Emílio de Souza Rodrigues e coordenação do técnico Marcio Castilioni e Cynara Coppola, coordenadora da área de Rádio na unidade.

A visita é aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados, das 9 às 16 horas. Visitas monitoradas para escolas devem ser agendadas com Cynara Coppola, pelo telefone (11) 3475-2217.



Outras atividades



Além da exposição, outras atividades complementam essa iniciativa. Na abertura, 7/8, ocorre o espetáculo A Era do Rádio " Os 70 anos da Rádio Nacional, com o Coral da Universidade Federal de São Paulo. No dia 14, é a vez de uma mesa-redonda com vários convidados debatendo sobre os novos caminhos do rádio. No dia 2/9 o radialista Orlando Duarte apresenta uma palestra de lançamento do livro A mesma sintonia " o rádio na vida e na obra de Orlando Duarte, às 20h.

Essas três atividades pararalas têm vagas limitadas. Os interessados em participar devem realizar inscrição via telefone, e-mail ou comparecendo diretamente na unidade.

Mais informações pelo telefone (11) 3475-2200 ou pelo e-mail lapascipiao@sp.senac.br.

alesp