Metrô 24 horas beneficiará trabalhadores e estudantes


01/12/2011 10:41

Compartilhar:


O funcionamento ininterrupto do metrô, de 0h às 24h, incluindo sábados, domingos e feriados, foi proposto pelo Projeto de Lei 621/2011, do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT). Segundo o parlamentar, São Paulo, com cerca de 20 milhões de habitantes, é uma das maiores metrópoles do mundo e concentra enorme quantidade de empresas com até quatro turnos de trabalhadores, como call centers, hotéis, supermercados e restaurantes que funcionam durante a madrugada. Sem falar na diversidade cultural da noite paulistana.

"São Paulo não vive só do trabalho", lembra o deputado, ao ressaltar que, não só nos finais de semana, a cidade é movimentada por um grande público que faz da metrópole um dos principais polos de atrações multiculturais do mundo. Esse público, assim como os trabalhadores, contribui para o crescimento econômico da cidade e precisa ser mais bem assistido em relação ao transporte noturno.

Na avaliação de Marcolino, se o projeto for aprovado, além de beneficiar trabalhadores, estudantes noturnos e pessoas que frequentam eventos culturais, pode viabilizar estudos para que outros serviços comecem a funcionar na madrugada. "Com isso, haverá geração de mais emprego e redução da quantidade de pessoas que transitam nos chamados horários de pico", afirma o parlamentar.

O projeto do deputado encontra-se indexado a outro, o PL 379, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB), que dispõe sobre o horário de funcionamento das estações do metrô nos finais de semana. Marcolino acredita na aprovação de sua proposta, que considera mais inclusiva e que vai ao encontro do que já acontece nos dias da Virada Cultural na cidade. (mlf)



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp