CPI das Financeiras ouve representante da Agent

(com foto)
03/04/2002 20:05

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A CPI das Financeiras, presidida pelo deputado Claury Alves da Silva (PTB), ouviu na tarde desta quarta-feira, 3/4, Fernando Janine Ribeiro, sócio da Agent Factoring.

Antes do depoimento, o relator da CPI, deputado Salvador Khuriyeh (PSB), leu documento sobre procedimentos apresentados pela Comissão contra o HSBC, no que se refere ao caso Ruth Escobar.

A CPI também solicitou aos integrantes da CPI federal do Proer, instalada na Câmara dos Deputados, o envio de documentos sobre o HSBC e sobre sua relação com o Banco Central. "Em março venceu o prazo para que esse banco devolvesse R$ 141 milhões ao Banco Central, que foi cedido à instituição como empréstimo para sanear o Bamerindus, adquirido pelo HSBC", destacou o relator.

Claury lembrou que após as empresas de factoring convocadas, cerca de 85, a CPI pretende ouvir as administradoras de cartões de crédito.

Depoimento

Fernando Janine Ribeiro, dono da Agent, disse que seu sócio, Aluisio, é quem cuida da administração da empresa, fundada em 1986. Ele afirmou que a empresa foi revistada pela polícia, com relação ao caso Ruth Escobar, pois o prédio onde se localiza a Agent foi investigado. "Eles levaram alguns papéis mas devolveram depois e nada constataram de contrário à empresa."

Entretanto, o presidente da CPI ressaltou que havia mandado de busca específico para a Agent, uma vez que a factoring foi citada no inquérito de Escobar. O relator Khuriyeh sugeriu convite ao investigador de polícia, Rui Vilarinho Albuquerque, para explicar sobre denúncias de falcatruas na Agent.

"Consta no processo do caso Ruth Escobar uma série de empresas lesadas pelo esquema Yung, além do erário público; e ainda a suspeita de formação de quadrilha e de lavagem de dinheiro", esclareceu Khuriyeh.

O delegado que acompanha o caso, Antonio Carlos Barbosa, será convidado a comparecer à CPI para informar sobre o que a polícia encontrou de suspeito nos documentos apreendidos na Agent. O depoente deve voltar para nova oitiva, após a vinda do delegado com novas informações.

alesp