Assembléia realiza ato solene em comemoração ao 9 de Julho


04/07/2003 20:32

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realiza na próxima terça-feira, 8/7, às 14 horas, ato solene em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932. A homenagem será no espaço "Heróis da Revolução de 32", no 2.º andar do Palácio 9 de Julho, com a presença da Mesa Diretora da Assembléia. Haverá exposição de publicações jornalísticas sobre o tema e de objetos da época. Após o ato, a Assembléia exibe o documentário A Guerra dos Paulistas.

Nove de Julho de 1932. Há 71 anos, iniciava-se em São Paulo o movimento armado contra o governo de Getúlio Vargas e as forças políticas representadas pela Aliança Liberal e pelo Tenentismo. Os diversos interesses, projetos divergentes e contraditórios da revolução liberal de 30 desembocaram nos episódios que marcaram uma guerra civil que mobilizou forças políticas e militares.

O "9 de Julho"será comemorado em todo o Estado de São Paulo a partir desta quinta-feira, 3/7, início das celebrações oficiais da data. Este dia passou a ser considerado "data magna do Estado de São Paulo", como feriado civil, pela lei 9.497, de 5 de março de 1997, de autoria do ex-deputado Guilherme Gianetti.

A data marca a eclosão em São Paulo de uma revolta contra o presidente Getúlio Vargas e seu governo provisório. Tropas federais foram enviadas para conter a rebelião. As forças paulistas lutaramm contra o exército durante três meses. O episódio ficou conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932.

alesp