CCJ aprova criação de CPI da Pedofilia


19/08/2009 19:01

Compartilhar:

Reunião da CCJ <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/CCJGERALmmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez, presidente da CCJ <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/CCJFernandoCapezmmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidida pelo deputado Fernando Capez (PSDB), a CCJ aprovou a criação de uma CPI para investigar a extensão da prática do crime de pedofilia no Estado de São Paulo, proposta pelo deputado José Bruno (DEM). A comissão discutiu e votou os pareceres a 132 projetos sendo 113 projetos de lei, sete projetos de lei complementar, seis de resolução, três de decreto legislativo e ainda tres moções. Os projetos de lei 12 e 56/2009 e o Projeto de Lei Complementar 21/2009, enviados pelo Tribunal de Justiça que dispõem, respectivamente, sobre a criação de cargos no Tribunal de Justiça e a alteração da organização e da divisão Judiciárias do Estado, tiveram seus pareceres favoráveis aprovados.

Dentre os projetos aprovados destaque para PL 784/2008 de autoria do deputado Chico Sardelli (PV), que torna obrigatório o uso de energia solar para aquecimento da água nas edificações construidas pelo governo Estadual; Projeto de Lei 173/2009 de autoria do deputado Hélio Nishimoto (PSDB), proibindo a fabricação e comercialização de produtos que contenham bisfenol e que sejam destinados a crianças.

Também foram aprovados os projetos de lei 314 e 316/2009, de autoria do deputado Reinaldo Alguz (PV), que proíbem a queima de pneus sem a utilização de filtros eficazes e dispõem sobre a destinação dos pneus inservíveis; o PL 328/2009 juntado ao projeto 334/2009, ambos de autoria do deputado João Barbosa (DEM), proibindo a adição do conservante benzeno (benzoato de sódio) em vários produtos.

A Comissão aprovou ainda a criação de duas frentes parlamentares. A primeira, de autoria do deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), irá averiguar os casos da doença chamada Tireoidismo Crônico Autoimune nas divisas de São Paulo, Santo André e Mauá; a segunda de autoria da deputada Ana Perugini (PT) objetiva defender os consumidores de serviços de telefonia fixa e internet. Estiveram presente à reunião os deputados Afonso Lobato (PV), Baleia Rossi (PMDB), Cassio Castro Navarro (PSDB), André Soares (DEM), Salim Curiati (PP), Vanderlei Siraque (PT) e Ana Perugini (PT).

alesp