Seminário debate queda nos índices de violência do Jardim Ângela


21/01/2008 16:40

Compartilhar:


O trabalho social feito no Jardim Ângela foi tema de um seminário realizado no auditório Teotônio Vilela, em setembro de 2007. A iniciativa de debater o assunto foi do deputado Adriano Diogo (PT), que defendeu a importância de divulgar as experiências obtidas pela comunidade no combate à violência na região.

Além de Diogo, a mesa foi composta por Dom Pedro Luiz, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo; Silva Filho, capitão da Polícia Militar; Maria Clementina Souza, delegada do Departamento de Polícia da região do Jardim Ângela; padre Jaime Crowe, da paróquia de Santos Mártires; e professor Luiz Antônio Amaral, coordenador da campanha da fraternidade.

De acordo com a delegada Maria Clementina, o índice de violência no Jardim Ângela despencou. Para ela, isso é uma vitória, pois a região já foi considerada a mais violenta do mundo. A delegada ainda relata que instituições bancárias e estabelecimentos comerciais estão se instalando somente agora na região, depois da significante queda da violência.

Para o padre Jaime, o motivo dessa conquista foi a união e a interação entre alguns setores da sociedade, como igrejas, associações, as polícias civil e militar, escolas e moradores. O capitão Silva Filho salientou que toda essa movimentação social dá oportunidade de trabalho digno para várias pessoas que poderiam entrar na criminalidade. Segundo ele, "todo esse trabalho é feito por vários heróis anônimos".

alesp