Frente Parlamentar discute movimento social dos idosos


25/06/2003 16:22

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



A Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável da Assembléia Legislativa promove, nesta quinta-feira, 26/6, sua 13ª audiência pública. No encontro, será discutido o tema 'Movimento dos Idosos - Novo Movimento Social?', que terá como palestrante a presidente da Associação Nacional de Gerontologia, Maria Alice Nelle Machado. Coordenado pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), o evento acontecerá, a partir das 14h, no auditório Franco Montoro da Assembléia (av. Pedro Álvares Cabral, 201 - 1º andar - Parque Ibirapuera).

"Com o crescimento da população idosa do País, ganha força também a articulação, a organização e a mobilização dessa parcela cada dia mais numerosa da sociedade. Diante disso, cabe uma reflexão. Este é um novo movimento social ou ele já existia e apenas está ampliando sua visibilidade? Será uma oportunidade de refletirmos a este respeito, já que é a partir do reconhecimento e fortalecimento desse movimento que direitos podem ser assegurados e conquistados", destaca a deputada Prandi.

Apresentação

Além da discussão, haverá ainda uma apresentação do Coral da Terceira Idade de Praia Grande, sob a regência da maestrina Denise Viti. "Em todas as audiências públicas promovidas até o momento, contamos com a apresentação de algum grupo musical de idosos. É uma forma de abrir espaço e valorizar o trabalho realizado por estes conjuntos e as entidades que os mantêm", explica Maria Lúcia.

Criada em setembro de 2001, a Frente é a primeira iniciativa do gênero entre os legislativos estaduais de todo Brasil. O grupo reúne-se mensalmente, sempre na penúltima quinta-feira de cada mês. Já foram promovidas 12 audiências públicas. Em média, 200 pessoas têm participado mensalmente dos debates. Entre outras questões referentes à terceira idade, já foram abordadas a moradia, a saúde, o projeto de lei que cria o Estatuto Nacional do Idoso e a qualidade de vida.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp