Segundo secretário é mediador do seminário A Economia Paulista e a Alca


05/12/2003 17:46

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL), 2.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia, foi o mediador do segundo painel do seminário A Economia Paulista e a Alca, realizado no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa na tarde da quinta-feira, 4/12.

Crespo iniciou sua participação no seminário destacando a importância do evento e de se travarem discussões em torno da Alca, em todas as esferas da sociedade. O painel Panorama das Negociações da Alca, mediado pelo 2º secretário, teve como expositores o chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, embaixador Jadiel Ferreira de Oliveira, e a diretora do Departamento de Negociações Internacionais da SECEX/Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Rosária Costa Baptista.

Para o embaixador, o último encontro realizado em Miami, com a presença dos 34 países que deverão compor a Alca, viabilizou uma solução para os impasses que existem. "Aceitou-se o conceito de flexibilidade, necessário para acolher a assimetria existente entre os países participantes", disse ele. Rosária Baptista esclareceu aos presentes que, dada a importância da Alca, sua negociação envolve todos os ministérios. De acordo com ela, a maior dificuldade está em negociar as barreiras não tarifárias.

Outro entrave, no caso do Brasil, estaria nos setores que ainda não estão devidamente regulamentados. Durante o debate que se seguiu às exposições, tanto o embaixador como a diretora demostraram seu entusiasmo com o andamento das negociações, mas lembraram que o Brasil ainda tem muito que caminhar para atrair investimentos estrangeiros. Entre os problemas citados estão a burocracia - ainda muito grande para quem quer abrir um negócio - e o atendimento, além da falta de mão-de-obra qualificada e o desconhecimento da língua inglesa.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp