Assembléias realizam videoconferência sobre transgênicos


01/07/2003 18:21

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Zico Prado



Representando a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na ausência do presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária, Geraldo Vinholi (PDT), o deputado José Zico Prado (PT) participou de videoconferência sobre transgênicos que conectou as assembléias legislativas do Ceará, do Tocantins, do Rio Grande do Sul, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Deputados estaduais, pesquisadores e representantes de associações debateram os benefícios e malefícios em torno dos Organismo Geneticamente Modificados (OGM´s).

Coordenador da videoconferência, o deputado Semy Ferraz (MS) iniciou o debate relatando recente pesquisa efetuada em seu Estado sobre o grau de conhecimento da população em relação aos alimentos transgênicos. Conforme revela a pesquisa, 72% dos entrevistados preferem alimentos não transgênicos e se disseram temerosos em relação aos alimentos geneticamente modificados.

Para o técnico do Embrapa do Rio Grande do Sul, a transgenia é apenas uma ferramenta para se chegar ao conceito de sustentabilidade e tecnologia que se pretende alcançar com os alimentos transgênicos.

Para José Zico Prado, a questão fundamental sobre os alimentos transgênicos é saber como essa ferramenta será utilizada: "Preocupo-me sobretudo com o meio ambiente, com a saúde do ser humano e, especialmente, pergunto-me em que mãos ficará esta ferramenta de tecnologia. Se ficar comprovado que os transgênicos não trazem malefícios à saúde, não tenho problema em retirar o meu projetode lei", afirmou o deputado, referindo-se ao PL 0099/1999, que proíbe a comercialização de alimentos transgênicos no Estado de São Paulo.

Como encaminhamento dessa primeira videoconferência sobre transgênicos, definiram-se três propostas: simplificar a legislação para estimular a pesquisa sobre otema, atuar na independência tecnológica do país e reunir as comissões de agricultura dos legislativos participantes para centralizar as discussões e deliberações.

gabinete@josezico.com.br

alesp