Balanço da atividade parlamentar

A Casa é sua: inaugurações, manifestos e comemorações no primeiro bimestre de 2003.
21/07/2003 18:36

Compartilhar:


JANEIRO

Museu dos Bandeirantes

Inaugurado, no dia 30/1, o Museu dos Bandeirantes, composto por 57 obras do Acervo Artístico do Palácio dos Bandeirantes, cedidas à Assembléia Legislativa pelo Executivo estadual.

Com essa iniciativa, a Assembléia criou um museu a céu aberto, distribuído pelos jardins externos do Palácio 9 de Julho. O espaço, inédito no Brasil em razão de seu porte, conta com esculturas e obras tridimensionais de vários estilos e tendências, elaboradas por autores de várias regiões do país, o que lhe garante diversidade cultural.

Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz

A Alesp transformou-se, a partir de 30/1, em sede do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz. É a primeira casa legislativa a manter um órgão permanente para formular, coordenar, supervisionar e avaliar as políticas voltadas para as ações pela cultura da paz. Durante a cerimônia, foi realizado ato no Salão Nobre da Presidência para promulgar a resolução da Assembléia que cria o Conselho. Ele será composto por 48 membros representantes das organizações e movimentos sociais comprometidos com a cultura da paz, 36 representantes da sociedade civil e 12 deputados, a serem indicados pelas lideranças partidárias e nomeados pelo presidente da Assembléia.

FEVEREIRO

Quarenta anos de imigração coreana

Com o apoio do Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre) e da Mesa Diretora da Assembléia, representantes da comunidade coreana em São Paulo inauguraram, em 3/2, no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, exposição comemorativa do aniversário de 40 anos da chegada ao Brasil do primeiro grupo de imigrantes proveniente da Coréia. A exposição reuniu imagens que ilustram a história dessa leva de imigrantes, desde a chegada do primeiro grupo de 17 famílias, em 1962, e oferece um painel da influência dos imigrantes e de seus descendentes na sociedade brasileira.

Manifesto em defesa da paz

As lideranças partidárias da Assembléia Legislativa de São Paulo divulgaram, em 5/2, manifesto contrário à intenção do governo dos Estados Unidos de invadir o território do Iraque. O documento foi proposto pelo presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, deputado Arnaldo Jardim (PPS), e assinado pelos líderes de todas as bancadas com assento no Parlamento paulista, à exceção da liderança do PFL.

No texto, os deputados defenderam uma saída diplomática para o conflito entre os dois países, intermediada por instrumentos internacionais legalmente constituídos.

Exposição Caio Prado Júnior

Algumas dezenas de fotos e documentos, divididas em 19 vitrines, traçaram um painel sobre a vida e a atuação política do historiador paulista Caio Prado Júnior. A Divisão do Acervo Histórico da Assembléia Legislativa inaugurou, em 11/2, a exposição "Caio Prado Júnior, Parlamentar Paulista", no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho.

A mostra reuniu imagens da família Silva Prado, do período de formação de Caio Prado no Colégio São Luiz e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, sua passagem pelo Legislativo de São Paulo, fotografias feitas por ele em suas viagens pelo Brasil, além de livros e publicações que compõem sua obra.

alesp