A criança na visão de Gustavo Lima


18/10/2007 20:20

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Semana da Criança-t7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Semana da Criança-t6.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite da Superintendência do Patrimônio Cultural, o jovem pintor Gustavo Lima está expondo no Espaço Cultural Cândido Portinari, vinte telas recentes em comemoração à Semana da Criança 2007.

O artista que expôs recentemente no Espaço Cultural CRC de São Paulo, possui obras no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e no Museu de Arte do Esporte Olímpico.

Vale lembrar que enquanto trabalhava como engraxate nas ruas de São Paulo, passou a pintar alguns trabalhos por conta própria e de maneira amadora. O fato despertou a atenção de uma senhora que, admirada com seu talento, resolveu levá-lo ao Ateliê Célia Rê, onde ganhou uma bolsa de estudos e pôde enfim se dedicar exclusivamente ao estudo da pintura.

A propósito de Gustavo Lima, o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani escreveu: " Artista sobretudo da figura e do retrato sabe enfrentar com sensibilidade e proeza tanto o desenho quanto a pintura. Possui o sentido pleno da forma humana e de sua transposição sobre um plano ideal e poético. Consegue realizar com validade um discurso plástico, vigoroso e de grande intensidade emotiva e de introspecção."

E conclui: "O seu simbolismo cromático não permanece a nível teórico, mas toma corpo, se visualiza num figurativismo essencial e sintético, mas sempre aderente no seu evocativo, a uma objetividade racional."

alesp