Construção de hospital regional no Grande ABC


18/03/2008 17:52

Compartilhar:


Emenda do deputado Donisete Braga (PT) ao Plano Plurianual (PPA), que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública do Estado para o período 2008/2011, indica a construção de um hospital estadual regional para atender mais de 600 mil moradores de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, no Grande ABC. O hospital, segundo o deputado, atenderia casos de média e alta complexidade.

"Boa parte da demanda por estes serviços, principalmente casos de acidente, recai sobre os hospitais Radamés Nardini, de Mauá, e São Lucas, em Ribeirão Pires, ambos com perfil de atendimento primário", justifica Donisete Braga, 1º secretário da Assembléia Legislativa. Segundo ele, os moradores das três cidades enfrentam problemas ao procurarem as centrais de vagas para agendar consultas e exames de maior complexidade. "Em tais situações é inegável que a distância desfavorece os pacientes de municípios mais distantes", acrescenta.

Donisete Braga frisa que, segundo diretrizes do Sistema Único de Saúde, se o município absorver demandas de alta complexidade que fogem de sua alçada poderá trazer riscos aos pacientes, "além de drenar recursos originalmente previstos para o atendimento primário". Ele alerta ainda que após a conclusão do trecho sul do Rodoanel, haverá aumento da demanda, ante à facilidade de acesso.

O petista vem trabalhando há muito tempo pelo hospital regional. No ano passado encaminhou indicação ao governador e ainda apresentou emenda no valor de R$ 20 milhões ao Orçamento de 2008 para a construção do hospital. Ainda para a área da Saúde conseguiu liberar R$ 1,2 milhão para o Hospital Nardini.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp