Deputada participa de audiência pública com a Sabesp


15/04/2009 11:26

Compartilhar:


A deputada Haifa Madi (PDT) participou na segunda-feira, 13/4, de uma audiência pública na Câmara Municipal de Guarujá para debater a qualidade da água na cidade. A iniciativa do evento foi conjunta da deputada Haifa Madi e da Comissão de Fiscalização e Controle daquela Câmara. A audiência teve a presença de representantes da Sabesp e teve como objetivo a prestação de esclarecimentos à população sobre as denúncias da ONG Princípios.

O diretor de sistemas regionais da Sabesp, Humberto Cidade Semeghini, respondeu ao advogado da ONG Princípios e aos vereadores que fizeram duras críticas à qualidade da água fornecida na cidade, de posse de laudos que apontavam o número elevado de coliformes fecais e de cloro na água que provem de reservatórios da empresa.

A Sabesp contesta essas análises feitas pela Vigilância Sanitária e Instituto Adolpho Lutz, que confirmou que a água de Guarujá é potável, não oferecendo risco à saúde, pois atende as exigências da portaria 518, que regula o setor, e que a entidade garantirá a melhoria do padrão com a construção da Estação de Tratamento na cidade, orçada em torno de R$85 milhões, que deverá ficar pronta em 2011.

Os vereadores e a deputada pediram que a Sabesp apresente laudos técnicos feitos por um órgão especializado que ateste a qualidade da água e que encaminhe à Comissão Legislativa de Guarujá para que esta repasse a informação à população.

A deputada afirmou que o problema da água hoje foi causado pela falta de planejamento na Baixada Santista. "A construção desta estação de tratamento está atrasada há pelo menos 20 anos. Nossa população não pode esperar mais por uma solução, e não vai, porque entendemos que com a construção da Estação Jurubatuba o problema estará resolvido, assim como foi resolvida a questão da falta da água", afirma Haifa. Ela reconhece que o governo Serra foi o que mais investiu em saneamento básico e tratamento de água, mas ela reconhece também o direito de a população de ter garantida a potabilidade da água.

hmadi@al.sp.gov.br

alesp