Cartilha sobre uso saudável de computador


17/06/2010 21:13

Compartilhar:


O uso de computador de modo a preservar a saúde de jovens usuários é o tema do Projeto de Lei 776/2009, do deputado Conte Lopes (PTB). A iniciativa determina a elaboração e distribuição gratuita de uma cartilha com orientações sobre os cuidados com a saúde em relação ao uso do computador aos estudantes e pais de alunos das escolas públicas de ensino fundamental e médio.

Para o deputado, as sequelas do uso contínuo do computador pelas crianças e adolescentes podem ser evitadas através de uma orientação segura. "Dessa maneira, entendemos que será bastante oportuna a criação de uma cartilha gratuita, confeccionada em linguagem simples, com figuras coloridas ilustrativas, mostrando aos nossos jovens como devem se posicionar diante dos computadores e de suas telas", afirma ele.

Para respaldar sua iniciativa, Conte Lopes cita, na justificativa de seu projeto, matéria sobre pesquisa do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em 10/11/2008. Segundo a publicação, a pesquisa constatou que o índice de miopia entre crianças, de 9 a 13 anos, que passam horas diante do computador é de 21%, enquanto a média nacional da incidência da doença na mesma faixa etária é de 12%.

O deputado faz também referência a outro pesquisador, o professor de oftalmologia e coordenador da Comissão de Ensino do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Paulo Augusto de Arruda, da Unifesp, cujos estudos indicam a duplicação de míopes, no mundo, nos últimos 20 anos. Conforme o pesquisador, três seriam as causas para esse aumento: questões genéticas, ingestão de determinados alimentos e medicamentos, e o maior envolvimento da população com atividades que exigem focalização de perto.

As demais sequelas citadas no texto são as lesões de movimentos repetitivos (LER) e tendinites provocadas comprovadamente pela digitação.

alesp