Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica visita empresas brasileiras


12/12/2003 18:05

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Roberto Alves

Um grupo de 17 parlamentares, membros da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica Brasileira, presidida pelo deputado federal Marcelo Ortiz (PV-SP) e coordenada na Assembléia Legislativa de São Paulo pelo deputado Roberto Alves (PTB), visitou, dia 11/12, a Embraer, no município de São José dos Campos, e a Avibrás, no município de Jacareí.

A campanha de apoio às indústrias, que têm seus principais complexos industriais no Vale do Paraíba, já conta com a adesão de cerca de 180 deputados federais e 18 senadores.

O deputado estadual e membro do Conselho da Frente, Roberto Alves, que tem base eleitoral no Vale do Paraíba paulista, afirmou que pretende agendar a reunião com o ministro da Defesa, José Viegas. "Vamos tentar falar com o presidente Lula, que em várias intervenções antes de assumir o governo disse exatamente o que estamos dizendo. É de extrema importância que o Parlamento se posicione favoravelmente à indústria brasileira, como forma de impulsionar nossa economia e garantir a soberania do país", afirmou o deputado.

Visita

A visita do último dia 11 contou com a presença da 12 deputados federais, 4 deputados estaduais e do senador Marcelo Crivella, designado pelo presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), além da presença do prefeito municipal de São José dos Campos, Emanuel Fernandes, e do presidente do Partido Verde de São José dos Campos, Fabrício Correia.

A comitiva acompanhou uma exposição dos projetos da Embraer, feita pelo presidente da companhia, Maurício Botelho. Os parlamentares também conheceram linhas de montagem da companhia. Na Avibrás, em Jacareí, a comitiva conheceu as instalações e recebeu informações sobre as operações da empresa. "Obtivemos ótimos argumentos para consubstanciar definitivamente nossa defesa da indústria nacional. E vamos influenciar de maneira positiva nessa concorrência", afirmou o senador Marcelo Crivella, vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

O vereador de Caraguatatuba, Anderson Silva Bertoncini, acompanhou a comitiva e aderiu à Frente Parlamentar, objetivando coordenar a participação do Litoral Norte paulista no movimento em prol do desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira.

ralves@al.sp.gov.br

alesp