Reivindicada a manutenção do Ensino Médio no período noturno


17/10/2005 15:06

Compartilhar:


A manutenção do ensino médio noturno da E.E. Dr. Antônio Ablas Filho, em Santos, é reivindicada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), sob pena de o governo estadual fechá-la de vez. O fechamento do Ensino Médio noturno foi denunciado à deputada pelo diretor da Macrorregião Santos da Afuse " Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação, Marcelo de Mattos. Segundo ele, a não-autorização para a abertura das classes noturnas de Ensino Médio foi comunicada na última reunião de demanda escolar, realizada no dia 3/10. Atualmente, a unidade conta com quatro classes de Ensino Médio no período noturno, sendo uma 1ª série, uma 2º série e duas terceiras séries.

"A primeira e a segunda séries apresentam superlotação. Se há demanda, o que justifica o fechamento do curso?", indaga a parlamentar. Em indicação ao governador Geraldo Alckmin, a deputada faz a defesa da manutenção do curso e apela para que a decisão de fechamento seja revista. Em requerimento de informação dirigido ao governador, ela questiona quais os motivos que levaram à decisão.

Para a deputada, a medida representa um golpe contra os interesses dos alunos. "O fechamento de classes e as reiteradas ameaças de extinção dos cursos regulares colocam em risco a garantia de centenas de vagas. Alunos que estudam ou trabalham nas imediações serão prejudicados. A transferência da demanda para outras escolas agravará ainda mais o dramático problema da superlotação de salas de aula", adverte Prandi, ao alegar que são extintas, também, uma vaga de vice-diretor e uma de professor-coordenador.

Segundo a Afuse, a partir de 1993,ocorreu o fechamento da pré-escola e de todas as séries do Ciclo I do Ensino Fundamental. Em 1993, a pré-escola deixou de existir. O ano de 1997 marcou o fim da 1ª série. O mesmo veio ocorrendo, progressivamente: em 1998, 2ª série; em 1999, 3ª série e, em 2000, a 4ª série.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp