1º Fórum de Políticas Públicas de Transporte Metropolitano


12/03/2010 19:47

Compartilhar:


A participação popular no Conselho Metropolitano de Transporte da RMC é o tema que será colocado em debate, com a participação da deputada Ana Perugini (PT), na Câmara Municipal de Campinas, no dia 20/3, a partir das 14h. Além da deputada, também vão fazer suas exposições a vice-prefeita de Rio Claro, Olga Salomão e Alfredo Luiz Gomes, presidente de entidade não-governamental, com a mediação de Cecílio Serafim dos Santos.

O evento, de acordo com os organizadores, será aberto às 9h30, para credenciamento dos participantes. A partir das 10h, começa a primeira rodada de discussão com a temática Integração do transporte público na RMC. Na mesa estarão Gerson Luis Bittencourt, secretário de Transportes de Campinas; Josias Lech, vereador em Campinas e Edison Thomaz Zilião, gerente regional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que representa o governo do Estado. Além de Terezinha Prata Viera, vereadora de Hortolândia, e Edison Dias Gonçalves, coordenador e presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), em Campinas.

"A sociedade já não suporta tantos impostos, taxas e tarifas", adverte a deputada Ana Perugini. "Os pedágios das praças de Indaiatuba (R$ 8,80) e Jaguariúna (R$ 7.90), ambos no sistema bidirecional, estão entre os mais caros do Brasil, denuncia a deputada.

A integração das passagens dos usuários, a participação popular e a criação de um conselho metropolitano para discutir a política de transportes são temas a serem colocados em debate na Câmara Municipal de Campinas. Organizado pela Comissão em Defesa do Transporte Público, o Fórum tem o apoio da deputada Ana Perugini, autora de projeto na Assembleia Legislativa, que prevê isenção do pagamento de tarifa de pedágio, nas rodovias estaduais para veículos cujo proprietário possua residência permanente ou que explore atividade profissional no município em que se localizar a praça de cobrança das concessionárias.

A vida de quem mora na RMC, há muito, não se resume somente ao cotidiano em sua cidade. As pessoas transitam entre os municípios por diversos motivos, como trabalho, atendimento médico, formação profissional e outros. E a melhoria na atenção que é dispensada à população no Terminal Metropolitano, em Campinas, e a integração das passagens são compromissos assumidos pela deputada Ana Perugini.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp